quinta-feira, 26 de maio de 2011

PBH: Recital aproxima cultura negra da população

Recital aproxima cultura negra da população no Lagoa do Nado
Publicado em 25/05/2011 17:42:51

Com o objetivo de aproximar as raízes afro-mineiras e o público por meio da música, o Grupo Rosa dos Ventos apresenta no domingo, dia 29, às 10h, o recital “Contas, contos e cantos do Rosário”, no Centro Cultural Lagoa do Nado (rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, bairro Itapoã). O espetáculo busca trazer à tona a cultura negra, evidenciando a junção da arte literária e da música brasileira. A entrada é gratuita.

Durante o espetáculo, serão apresentadas obras de poetas negros brasileiros como Cruz & Souza, Edmilson Pereira dos Santos e José Carlos Limeira, além dos ritmos e cânticos seculares como os vissungos e o congado. Para Silvana Ferreira, produtora do grupo, apresentações em locais públicos são importantes para a divulgação do trabalho de grupos artisticos “É bom para nós, que precisamos de espaço para mostrar nosso trabalho e é também para o público, que tem oportunidade de conhecer nossa arte e desfrutar dela. Estamos na estrada há seis anos e percebemos uma escassez de palcos para os novos grupos”, afirma.

Sobre o grupo

Criado como um laboratório de experimentações, o grupo Rosa dos Ventos se apropria de linguagens que permeiam o universo da música e das artes cênicas, mesclados com a literatura e, quando possível, com as artes visuais. Influenciado pelas manifestações da cultura popular e da cultura urbana, o grupo desenvolve sua arte nas ruas, em espaços públicos, ou nos teatros, com mobilidade para se apresentar sobre palco ou chão, em pequenos ou grandes espaços, abertos ou fechados, tecendo possibilidades e criando uma nova forma de fazer artístico.

O grupo já participou de importantes eventos do calendário cultural de Belo Horizonte como o Festival de Arte Negra (2006), o Ponto de Encontro do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (2006), o Festejo do Tambor Mineiro (2007), o Tim Música nas Escolas (2007), o Festival de Inverno de Itabirito (2008) e o Festival Internacional de Cultura Popular Vozes de Mestres (2008