quinta-feira, 26 de maio de 2011

Semana do Meio Ambiente leva educação ambiental para escolas do Estado

Numa iniciativa do Governo de Minas, através do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), será aberta dia 6 de junho a Semana do Meio Ambiente 2011. Neste ano o tema escolhido é “O Meio Ambiente na Escola”, tendo como objetivo estimular a preservação ambiental, através da educação, ferramenta prioritária para o desenvolvimento sustentável.
Durante a semana de 6 a 10 de junho ocorrerão diversas atividades voltadas para públicos de todas as idades. No dia 6 será realizada a abertura da Semana com o Seminário “Desenvolvimento Sustentável e os Limites do Crescimento: Por que Investir em Meio Ambiente”. O evento será aberto às 9 horas, no Auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.
Nos dias 8 e 9 de junho serão realizadas duas edições da série Diálogos, promovida pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), que terão como temas “Resíduos Vítreos” e “Sacolas Plásticas”. Também no dia 8, será lançado, em parceria com a Revista Ecológico, o Ciclo de Palestras “Meio Ambiente em Foco”, com a presença do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, que proferirá palestra com o tema “O Papel da Sociedade na Política Nacional de Resíduos”.
No dia 10 será realizado, no CMRR, seminário com professores das redes pública e privada de ensino, enfocando os temas “Educação Ambiental: Principais Conceitos e Instrumentos” e “Metodologias de Educação Ambiental no Ensino Formal”. A ação será realizada pela diretoria de Extensão e Educação Ambiental do Sisema.
Dia 11 de junho numa parceria com a rede Pitágoras de Ensino, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Augusto Lio Horta, proferirá palestra com o tema “O Meio Ambiente na Constituição e a Sustentabilidade no Século XXI”.
Concuso de desenho
Outra atração da Semana do Meio Ambiente implementada pelo Sisema em parceria com o BIG Shopping, será a realização de um concurso com escolas de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com a temática ambiental. Crianças de 6 a 12 anos poderão concorrer com desenhos sobre meio ambiente. Os melhores trabalhos serão submetidos a um júri que avaliará a produção com a temática “Cuidando do Meio Ambiente”. Os melhores desenhos serão premiados.