terça-feira, 31 de maio de 2011

IMA recebe auditores do Inmetro para certificação da Cachaça

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (30/05/11) - O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recebeu auditores do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para avaliação de supervisão da certificação de cachaça como Organismo Certificador de Produto (OCP), entre os dias 25 e 27 de maio.
Esta foi a segunda vez que o IMA passou pela avaliação de supervisão do sistema de Gestão da Qualidade para certificação de cachaça. A auditoria é realizada anualmente pelo Inmetro e é a condição técnica para o Instituto se manter ativo como OCP.
O IMA alcançou a condição de Organismo Certificador de Produto com chancela do Inmetro em dezembro de 2009. Esta acreditação representa o reconhecimento da competência técnica da Instituição para certificar cachaças industriais e artesanais. Além disso, permite ao Instituto certificar produtos com base em princípios internacionais, considerados de grande confiabilidade e torna-o membro efetivo do universo de certificadores nacionais e internacionais.
Os resultados da avaliação do Inmetro mostram o comprometimento da equipe do IMA como Organismo Certificador de Produto e evidenciam que o Instituto possui rigorosa análise crítica sobre o sistema de Gestão da Qualidade. Em todas as avaliações, o Inmetro verificou que o principal fator de consistência do IMA como OCP é a integração da diretoria da autarquia com a Gerência de Certificação no que diz respeito ao programa de certificação de cachaça.
A intenção é estender esta condição para outros produtos de relevância no mercado mineiro, como café, produtos orgânicos, produtos florestais, produtos lácteos e cárneos.
De acordo com o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a certificação se tornou um quesito decisivo na relação com os consumidores atentos aos processos produtivos que atendam às normas sanitárias, ambientais, e de procedência de origem. “A tendência do mercado nacional e internacional aponta cada vez mais para a qualidade como exigência de comercialização de produtos agropecuários, por isso a certificação é fundamental nesse processo”, completa.