quarta-feira, 18 de maio de 2011

Concurso de redação mobiliza todo o Estado de Minas

 Cerca de 2,6 mil estudantes fizeram uma visita à casa do Poder Legislativo mineiro nessa terça-feira (17). Alunos de escolas públicas marcaram presença na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para acompanhar o lançamento do concurso de redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do ciclo do ouro”. Parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SEE) e ALMG, o concurso é voltado a estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas mineiras e vai homenagear o tricentenário das cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará, comemorado em 2011. O objetivo do concurso é fazer com que os estudantes relacionem a realidade em que vivem com a história de Minas Gerais. Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, que falou aos jovens durante o lançamento, a iniciativa é uma oportunidade de mostrar aos estudantes mineiros a importância da mineração na história do Estado. “Nós somos um Estado com nome de Minas Gerais, então que outra coisa nos define mais do que o nosso patrimônio do minério, ouro, diamantes? É preciso que os jovens compreendam que o ferro, ouro, diamante são parte do nosso universo simbólico, da nossa vida, da nossa identidade e das nossas possibilidades como estado da federação. Esse concurso promove a revisitação da história à luz da contemporaneidade e é uma lição fundamentalmente de cidadania”, afirma.
O concurso vai premiar os autores das melhores redações em cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado, além dos professores orientadores e as próprias escolas. Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Dinis Pinheiro (PSDB), além de abordar um tema importante para a história mineira, o concurso vale também para aproximar os estudantes de questões relevantes do Estado. “Nada melhor do que resgatar a história do ciclo do ouro, que nos deixou uma riqueza econômica, uma riqueza artística e cultural e, além disso, um ideal libertário. Estamos satisfeitos com essa parceria com a Secretaria, porque vale a pena investir na educação, a educação de Minas é uma educação de qualidade e nada melhor do que essas parcerias para incentivar o engajamento dos estudantes em temas importantes”, ressaltou o presidente.
Durante o lançamento, os estudantes assistiram a uma peça de teatro que mostrava algumas situações relacionadas com o ciclo do ouro. Estudantes da Escola Estadual Padre João Botelho, de Belo Horizonte, também fizeram uma apresentação musical, na qual interpretaram a canção “Seio de Minas”. Quem encerrou a comemoração pelo lançamento do concurso foi o cantor Wilson Sideral.
Concurso
O concurso “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas” é voltado a alunos regulares dos últimos anos do Ensino Fundamental (da 6ª à 9ª série) e do Ensino Médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. Os autores das melhores redações em cada uma das 47 Superintendências, em cada nível de ensino, ganharão um notebook cada, num total de 94 prêmios. Também serão premiados a escola e os professores que trabalharem com os estudantes durante a produção dos textos. Além dos notebooks, os vencedores serão premiados também com um passeio turístico a Ouro Preto.
Cada estudante poderá participar com apenas uma redação, que deve ser produzida em sala de aula, sob orientação do professor. Os critérios de avaliação vão analisar coerência com o tema, a originalidade, a organização das ideias e a correção gramatical, entre outros aspectos. O edital com mais detalhes sobre o concurso está disponível na página da Secretaria e da Assembleia na internet (www.almg.gov.br). A Secretaria de Estado de Educação também enviará às escolas um kit com todas as informações, incluindo o edital.
As escolas terão até 8 de julho para enviar as redações às Superintendências, que farão a seleção das melhores até 10 de agosto. A divulgação da lista final de vencedores está marcada para 1º de setembro, e a premiação está prevista para o mês de outubro.