quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livro para um Brasil Melhor será lançado

A projeção de especialistas de diversas áreas com propostas para o Brasil 200 anos após a proclamação da independência da nação é a proposta do livro “2022 - Propostas para um Brasil Melhor no Ano do Bicentenário”, que será lançado, nesta quinta-feira (19), às 16 horas, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte. O livro, das editoras Elsevier/Campus, é organizado pelos economistas Fábio Giambiagi e Cláudio Porto e conta com artigos de um time de especialistas como Paulo Tafner, Fernando Abrucio, André Urani, Fernando Veloso, Gustavo Morelli, os economistas mineiros Tadeu Barreto Guimarães e Bernardo Tavares de Almeida, dentre outros especialistas.
O evento será aberto, às 16h30, com um painel com os economistas e co-autores do livro Fábio Giambiagi, Fernando Veloso e Tadeu Barreto, diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas. Durante a exposição dos especialistas serão abordados assuntos como tendências futuras para 2022, os desafios e perspectivas do crescimento econômico brasileiro, indagações sobre a meta fiscal de longo prazo, e também os caminhos para aperfeiçoar a gestão pública brasileira.
Belo Horizonte é a terceira capital do Brasil a receber o lançamento do livro “2022 - Propostas para um Brasil Melhor no Ano do Bicentenário”. Antes de chegar a Minas Gerais, a publicação foi lançada nas cidades do Rio de Janeiro (31 de março) e São Paulo (4 de abril).
Artigos
Dentre as experiências retratadas em um dos 17 artigos do livro está a do modelo de gestão implementado pelo Governo de Minas a partir de 2003. A primeira onda do Choque de Gestão (2003 - 2006), bem como sua segunda fase denominada Programa Estado para Resultados (2007 - 2010), são citadas durante o artigo “Caminhos para aperfeiçoar a Gestão Pública Brasileira: lições recentes e uma agenda futura” dos autores como o cientista político Fernando Abrucio e os economistas Gustavo Morelli e Tadeu Barreto.
O livro conta também com artigos que abordam perspectivas para o Brasil no ano do bicentenário da Independência em assuntos como os desafios do pré-sal, crescimento econômico, previdência, comércio exterior, desafios do setor de energia elétrica, necessidade de criação de um sistema moderno de serviços públicos, política social flexível, metas de educação para a próxima década, melhoria do ambiente urbano e reconfiguração do território e desenvolvimento regional.
Ficha técnica do livro
2022 - Propostas para um Brasil Melhor no Ano do Bicentenário
Editoras: Campus/Elsevier
Número de páginas: 312
Edição: 1ª edição 2011
Serviço:
Evento: Lançamento 2022 - Propostas para um Brasil Melhor no Ano do Bicentenário
Local: Auditório do BDMG, rua Bernardo Guimarães, nº 1.600, bairro Lourdes
Data: 19/05/2011
Horário: 16 horas