sábado, 14 de maio de 2011

BH vai sediar a Iclei ( Governos Locais pela Sustentabilidade)

A capital mineira vai sediar o Congresso Mundial do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), entre 30 de maio e 2 de junho de 2012. A escolha de Belo Horizonte como sede do congresso foi anunciada oficialmente na sexta-feira, dia 13, pelo prefeito Marcio Lacerda e pela diretora do Centro Internacional de Capacitação do Icei Mundial, Monika Zimmermann. Na ocasião, foi lançado o Manual de Políticas Públicas para Construções Sustentáveis, projeto que teve Belo Horizonte como uma das cidades-piloto. A solenidade foi realizada na sede da Prefeitura, no Centro, e contou com as presenças do secretários municipais adjuntos de Meio Ambiente e Relações Internacionais, Vasco Araújo e Rodrigo Perpétuo, o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcello Faulhaber, e a diretora regional interina do Iclei América Latina e Caribe, Florence Karine, entre outras autoridades.

Durante o congresso, participantes de diversos países estarão na capital mineira para debater a questão ambiental e sua interatividade com os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, além de repensar o desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte concorreu com mais 35 importantes cidades de todo o mundo para sediar o evento, que pela primeira vez ocorre em uma metrópole da América Latina. A capital é filiada ao Iclei desde os anos 90. “Sediar um evento desse porte representa um passo a mais na consolidação da cidade que tem revelado compromisso com a sustentabilidade”, disse o prefeito Marcio Lacerda.

O secretário Rodrigo Perpétuo destacou três fatores positivos que levaram à escolha de Belo Horizonte como cidade sede do congresso. “Sensibilidade, desenvolvimento sustentável e inclusão social são algumas das questões fundamentais que impulsionaram a escolha”, disse. Segundo ele, programas como o Vila Viva e Escola Integrada reforçam o compromisso de responsabilidade social da capital.

Manual de Políticas Públicas

“Construindo Cidades Verdes – Manual de Políticas Públicas para Construções Sustentáveis” é resultado do projeto Promovendo Políticas Locais de Construções Sustentáveis na América do Sul (PoliCS). O manual aborda a importância do tema, os seus benefícios, as ferramentas que podem ser utilizadas e a metodologia mais adequada. O prefeito Marcio Lacerda enfatizou que esse é um passo importante na orientação do profissional da construção no desempenho da sustentabilidade. Para a diretora regional interina do Iclei América Latina e Caribe, Florence Karine, o manual teve como propostas capacitar, comunicar e desenvolver políticas públicas em condições sustentáveis, como em eficiência energética e gestão de resíduos das demolições.

Desenvolvimento sustentável

De acordo com o secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, Vasco Araújo, a capital tem liderado iniciativas de gestão sustentável ao instalar usinas de reciclagem de resíduos da construção civil. “Outra ação de sustentabilidade é a instalação da estação de aproveitamento de biogás no aterro de Belo Horizonte”, contou. A diretora do Centro Internacional de Capacitação do Iclei Mundial, Monika Zimmermann, alertou sobre a necessidade de se consumir energia atômica e promover a energia renovável como a principal fonte para o uso futuro.