sábado, 14 de maio de 2011

SEE e Gabriel Pensador juntos em projeto literário

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) abriu as portas para um artista nacionalmente conhecido nesta sexta-feira (13). O carioca Gabriel O Pensador fez uma visita à secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e trouxe na bagagem não suas canções, mas sua literatura. O encontro serviu para que o cantor apresentasse a representantes da SEE suas duas obras literárias já lançadas, ambas voltadas para o público jovem. Durante o encontro discutiu-se a possibilidade de trabalhar os livros em atividades das escolas estaduais de Minas Gerais.
Um dos livros do cantor ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro infantil em 2006. A obra intitulada “Um Garoto Chamado Rorbeto” fala de um garoto filho de pai analfabeto e que foi registrado com as letras trocadas. Já na escola, Rorbeto se sente envergonhado diante dos outros coleguinhas porque tem seis dedos em uma das mãos. O livro já foi trabalhado em escolas de outras regiões do Brasil e, segundo o autor, ajuda a compreender as diferenças. “A história do Rorbeto vai um pouco da aceitação do seu jeito de ser. Cada um passa por um momento de criança e adolescente em que se sente um peixe fora d’água, um estranho no ninho. Todo mundo acaba se identificando um pouquinho no processo de amadurecimento que toda criança passa”, explica. A outra obra de Gabriel é o livro “Diário Noturno”, mais indicado para jovens do Ensino Médio.
Possibilidades de parceria não faltaram. A secretária apontou que as obras podem ser trabalhadas em projetos da Secretaria, como o Escola Viva, Comunidade Ativa e o Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas Juventude). Além disso, outra possibilidade foi a de ter o próprio Gabriel palestrando para estudantes e professores da rede sobre a importância da leitura e da boa convivência. “São dois livros que podem ser muito bem trabalhados com o público jovem e o fato de o Gabriel ser um artista já conhecido pode aproximar o jovem da leitura com mais facilidade”, ressaltou a secretária. Os representantes da Secretaria vão manter contato com a assessoria do cantor para tentar elaborar os projetos.
Gabriel já trabalhou seus livros em escolas de outras regiões do Brasil. O cantor já levou suas obras ao Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Paraná e quer continuar se envolvendo em projetos de leitura. Gabriel chegou até a fazer uma adaptação do livro para o teatro e garantiu que é uma forma interessante de trabalhar o conteúdo nas escolas. Ao fim do encontro, o cantor elogiou o trabalho da SEE. “Fui muito bem recebido pela secretária e pela equipe. Saí daqui feliz por ver que a educação em Minas Gerais está em excelentes mãos. É uma rede extensa e se for necessário vir mais vezes a Minas Gerais eu vou ficar feliz, seria ótimo trabalhar com educação também aqui”, disse.
Não podia faltar
Como bom artista que é, Gabriel O Pensador encerrou a conversa esbanjando seu talento. Primeiro leu um trecho do livro “Um Garoto Chamado Rorbeto” e depois fez jus a fama e lançou mão de um rap no qual prega justamente a boa convivência social. Ele cantou a música “Cantão”, que fala de sua época de menino, na qual convivia com amigos abonados e outros que eram moradores de favela, tudo na mais repleta paz.