segunda-feira, 4 de abril de 2011

Prefeitura lança Certificado de Sustentabilidade Ambiental

Se Belo Horizonte é conhecida como a capital nacional dos bares e restaurantes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo, querem incluir nesta lista os empreendimentos hoteleiros e acrescentar ao título a palavra sustentáveis.

Por isso mesmo, aproveitaram a realização na capital da nona edição do TURhotel Salão de Hotelaria e Technobar, para apresentar oficialmente ao setor o Certificado de Sustentabilidade Ambiental, idealizado pelo Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE), com base na deliberação normativa 66/2009 do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam).

A apresentação aconteceu na quinta-feira, dia 31, no auditório da Expominas, através de palestra do gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da SMMA e membro do CMMCE, Weber Coutinho. Ele explicou que o certificado será concedido a todos a empreendimentos de todas as áreas, especialmente àqueles ligados à realização da Copa 2014 que adotarem tecnologias que contribuam para tornar seus processos produtivos mais ecoeficientes. Segundo Coutinho, serão certificados aqueles que proporcionarem a redução do consumo de água, energia e a redução de geração de resíduos sólidos, além de adotarem alternativas de reciclagem e reaproveitamento destes resíduos.

Para obter o certificado, cada empreendimento deverá atingir índices mínimos de ecoeficiência definidos em três setores: redução do consumo de água, redução do consumo de energia e redução e reciclagem dos resíduos sólidos. Por isso mesmo, o próprio certificado também será concedido em três categorias: Certificado Ouro (para empreendimentos que optarem pelos três itens), Certificado Prata (para os empreendimentos que optarem por dois itens) e Certificado Bronze (para os que optarem somente por um dos três itens).

Metas

Para ampliar mais ainda a importância da criação do Programa de Certificação de Sustentabilidade Ambiental, Weber Coutinho explicou que Belo Horizonte, como uma das sedes da Copa 2014, procura atingir as metas estabelecidas pelo programa Green Goal, da Fifa, que também foi adotado nas copas da Alemanha e África do Sul. “A adesão dos empreendedores ao programa vai melhorar a qualidade ambiental para a realização do evento Copa Verde, em Belo Horizonte. Além disso, a adesão ao programa vai aumentar a competitividade dos empreendimentos, com redução dos custos operacionais e melhora na imagem coorporativa dos mesmos”, concluiu Weber Coutinho.

Vale lembrar que o programa já havia sido apresentado a vários outros segmentos econômicos da capital e que maiores informações sobre o Programa de Certificação de Sustentabilidade Ambiental podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou através do e-mail cmmce@pbh.gov.
 PBH