segunda-feira, 4 de abril de 2011

SEE discute plano de atendimento aos alunos de Belo horizonte

PDFImprimirEmail
Divulgação/SEE MG
A reunião marcou o início de um projeto de atendimento conjunto
A reunião marcou o início de um projeto de atendimento conjunto
BELO HORIZONTE (01/04/11) - Na manhã desta sexta-feira (1º), a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, se reuniu com a secretária de Educação de Belo Horizonte, Macaé Maria Evaristo. O encontro marcou o início de um projeto de atendimento conjunto para alunos na rede pública. O objetivo é que as redes estadual e municipal trabalhem de forma articulada para atender os alunos das diversas regiões da cidade. A reunião foi realizada na Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.
Atualmente, a educação infantil é prioritariamente do município, o ensino fundamental é compartilhado e o ensino médio é oferecido pela rede estadual. O projeto vai analisar como é feito o atendimento dos estudantes na educação básica e qual a lógica para transferir o aluno de uma escola a outra quando ele muda de nível de ensino. A ideia é fazer um estudo da oferta e da demanda por vagas em escolas da rede pública de Belo Horizonte, além de fazer um diagnóstico da educação de acordo com as regiões da cidade. Para isso, será levado em conta o desempenho dos estudantes no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e no Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb).
O projeto visa atender a todas as regiões de Belo Horizonte, mas as primeiras ações vão se concentrar na região norte da capital. “Nós começaremos na região norte por ser uma área em expansão. Nosso projeto precisa atender às necessidades da população local. Vamos pensar o planejamento na perspectiva do território educativo. Queremos fazer com que todo o trajeto escolar do aluno ocorra neste espaço com transições lógicas”, avalia a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.
O grupo de estudo terá representantes da SEE e da Secretaria Municipal de Educação. “No Brasil, a organização do ensino é feita em sistemas. Por isso é fundamental que estados e municípios façam o atendimento em conjunto. A articulação entre o Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte deve servir de modelo para o país”, explica a secretária Municipal de Educação, Macaé Maria Evaristo.
A reunião também teve a presença da secretária-adjunta, Maria Ceres Pimenta Spínola Castro, da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, do assessor de Relações Institucionais, Felipe Estábile, e outros representantes da SEE e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Novo encontro
No dia 25 de abril, será realizado um novo encontro na Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de acertar detalhes do projeto. O resultado da pesquisa e de sugestões para o atendimento dos estudantes será apresentado em uma reunião temática ao governador Antônio Anastasia e ao prefeito Márcio Lacerda, em data a ser definida.