Motivada pela preocupação com o bem estar das pessoas da terceira idade, a Prefeitura de Belo Horizonte lança oficialmente neste sábado, dia 2, o Programa Maior Cuidado, que promove ações de proteção e segurança para a pessoa idosa. A solenidade será realizada no Centro de Referência da Pessoa Idosa (avenida Pedro II, 3.250, bairro Caiçara), às 9h.
O Programa Maior Cuidado inclui dois projetos inovadores que tornam Belo Horizonte uma cidade protagonista na atenção à pessoa idosa, o Domicílio Seguro para a Pessoa Idosa – kit banheiro e o Cuidador de Idosos, ambos integrantes do projeto sustentador Programa de Atenção ao Idoso, parte do BH Metas e Resultados.
Para a coordenadora de Direitos da Pessoa Idosa, Maria Fontana Cardoso, o programa representa um marco no avanço das políticas públicas em favor da população idosa. “Com a implantação do novo programa, a prioridade da Prefeitura de Belo Horizonte é contribuir para um trabalho digno e de qualidade na atenção aos idosos dependentes e semi-dependentes das regiões mais vulneráveis de nossa cidade”, disse.
Domicílio Seguro para a Pessoa Idosa
Através do projeto Domicílio Seguro para a Pessoa Idosa será destinado um kit banheiro para idosos previamente cadastrados na Coordenadoria do Idoso, composto por barras de segurança, piso antiderrapante, cadeira de banho, elevação de bacia sanitária, maçaneta em forma de alavanca e luz noturna ou luz de vigília. A cadeira de banho será disponibilizada de acordo com a necessidade de cada idoso.
O kit visa garantir segurança e autonomia para os idosos em suas moradias, promover a redução de riscos de acidentes domésticos e adaptação das residências para condições mais seguras. Serão instalados 750 kits em domicílios de idosos até junho de 2012.
Cuidador de Idosos
O projeto Cuidador de Idosos consiste no acompanhamento domiciliar da rotina de idosos semi-dependentes e dependentes em situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária. O objetivo é prevenir situações de risco, exclusão e isolamento.
Ao todo, serão beneficiados 298 idosos e suas famílias. Para tanto, foram contratados 127 cuidadores de idosos, que passaram por um processo seletivo criterioso, do qual fizeram parte, o Núcleo de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (Nugep), a Proteção Social Básica, profissionais da Saúde, o Sine e representantes da Associação dos Cuidadores de Idosos de Minas Gerais (Acimg), entidade parceira na execução do projeto.
O Projeto Cuidador é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAAS), com a co-gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Desde 2009, tem sido aprimorado pelo Grupo de Trabalho Idoso, um grupo de trabalho intersetorial, constituído em função do Plano Sustentador do Idoso, responsável pela elaboração do Programa de Atenção ao Idoso e coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais. O grupo agrega profissionais das secretarias de Assistência Social, Políticas Sociais, Saúde, Abastecimento, Esportes e Educação, da Fundação Municipal de Cultura, das coordenadorias de Direitos de Cidadania e dos Direitos da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal do Idoso.
Fonte : PBH