BELO HORIZONTE (28/04/11) - Balanço do primeiro trimestre do Disque Direitos Humanos mostra que o crime de maus-tratos familiares é o mais denunciado entre os tipos de violência cometida contra os idosos. Das 259 denúncias recebidas pelo serviço nos primeiros três meses deste ano, 155 foram para relatar violência dentro da própria família. Abandono, com 51 ligações, foi o segundo crime mais denunciado pela população. Lesão financeira aparece na terceira posição, com 21.
O presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer, ressalta que vários fatores podem estar relacionados a esse tipo de crime. “A violência contra a pessoa idosa no meio familiar é uma realidade e pode ser atribuída a vários motivos: financeiro, às novas formações familiares, falta de valorização da pessoa idosa, uso de drogas, entre outros. Mas todos remetem a uma situação: a falta de afetividade no seio familiar”, constata. Ele destaca a importância das campanhas para mudar essa realidade.
O coordenador do Disque Direitos Humanos, Jorge Noronha, lembra que a população idosa é bastante vulnerável e que muitas vezes essa fragilidade não é percebida. “Diferente do que ocorre nos casos de crianças e adolescentes, espera-se do idoso, por ser adulto, uma atitude contra o agressor. Mas isso não acontece porque ele tende a proteger esse agressor, que muitas vezes é o único laço familiar ou cuidador que ele (idoso) tem”, explica.
Por se tratar de um serviço que não exige a identificação do denunciante, Jorge Noronha diz que não é possível traçar um perfil das pessoas que denunciam crimes contra os idosos. Porém, pela experiência adquirida ao logo dos anos, Noronha destaca a importância dos vizinhos. “Uma certeza é que não é a vítima (idoso) que denuncia. Quem faz a denúncia é alguém que tem acesso. A gente percebe que vizinhos denunciam muito porque estão próximos, acabam escutando gritos e até presenciando a agressão” conta.
2010 e 2009
Os crimes contra os idosos aparecem em segundo lugar no ranking geral de denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos. Em 2010, foram 1.083 (620 de maus-tratos familiares). Só os crimes contra crianças e adolescentes foram mais denunciados pela população, com 3.348.
Comparando os anos de 2009 e 2010, o crescimento do número de denúncias contra idosos foi de 154%. Nos 12 meses de 2009, foram 425 ligações.
Disque
O Disque Direitos Humanos é acionado pelo número 0800 031 1119. O serviço, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), é gratuito e sigiloso, recebe denúncias de todo o Estado e também presta orientações sobre assuntos relacionados às violações dos direitos humanos.
As denúncias recebidas são encaminhadas para o Ministério Público, Conselho Estadual do Idoso, conselhos municipais do idoso e delegacias especializadas.
Conselho Estadual do Idoso
O Conselho Estadual do Idoso (CEI), vinculado à Sedese, foi criado em 1999 e tem como principais objetivos planejar, desenvolver e acompanhar políticas públicas para a garantia dos direitos dos idosos em Minas Gerais. A unidade funciona na rua da Bahia, nº 1.148, sala 308, no Centro de Belo Horizonte. Os telefones para contato são (31) 3222-9737 ou (31) 3227-6646.