terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Governo de Minas compra aeronaves para a Saúde e Bombeiros


Secretaria de Saúde e Corpo de Bombeiros assinam termo para aquisição de aeronaves

Objetivo é que situações de urgência e emergência possam ser sanadas o quanto antes e o tempo de resposta seja reduzido
Layon Araújo/SES MG

A projeção é que o Estado invista cerca de R$ 160 milhões até 2015


Nesta segunda-feira (17), o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo, assinaram um termo de cooperação técnica entre as duas instituições para a criação de um projeto básico que irá subsidiar e alavancar o atendimento aeromédico no Estado.

A parceria resultou na aplicação e desenvolvimento do Suporte Aéreo Avançado de Vida do Estado de Minas Gerais (Saav-MG), no qual será efetuada a compra de seis helicópteros e dois aviões para o uso exclusivo de suporte aeromédico. “Por meio dessa parceria, até então pioneira no Estado, iremos priorizar o atendimento primário, no que envolve situações de resgate; atendimento secundário, como transporte inter hospitalar, além de transporte de órgãos e tecidos para transplantes, e apoio à Força Estadual de Saúde em casos de catástrofes no território mineiro”, declarou Antônio Jorge.

A projeção é que o Estado invista cerca de R$ 160 milhões até 2015, beneficiando toda a população mineira com atendimento qualificado à saúde, principalmente em situações delicadas e urgentes.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo, essa parceria inovadora de suporte aéreo avançado irá render excelentes frutos para a sociedade mineira, até em função da vasta extensão territorial do Estado. “Para a saúde, o fator tempo é fundamental. Assim, será possível realizar o atendimento inter hospitalar agilizado e atuar com presteza e eficácia. Não só os transplantes e situações de resgate estarão em voga. Em eventos de grande porte, como a Copa, ou em alguma calamidade pública, como em tempos chuvosos, o uso de transporte aéreo será fundamental e imprescindível”, completou.