terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Estudantes mineiros participam da maratona de conhecimentos na Ìndia


Estudantes mineiros participam de maratona do conhecimento na Índia

Dos 41 membros da delegação brasileira, 24 são de Minas Gerais. Competição internacional será encerrada nesta terça-feira (18)

GALERIA DE IMAGENS

SEE-MG/Divulgação

Delegação brasileira é composta por 24 alunos de Minas Gerais
SEE-MG/Divulgação

Alunos da E.E. Antônio Miranda, da cidade de Indaiabira, participam da competição


Quatro times de estudantes mineiros já se encontram na Índia e participam da 18ª edição da Competição Internacional Anual de Ciências, Matemática, Habilidade Mental e Eletrônica, o Quanta 2012. A competição começou no último final de semana e será encerrada nesta terça-feira (18), na cidade de Lucknow, capital da Província de Uttar Pradesh, no norte do país.

Entre as instituições que representam o Estado, estão as escolas estaduais Antônio Miranda (Indaiabira, Norte de Minas), Raulino Pacheco (Rio Novo, Zona da Mata) e Professora Francisca Pereira Rodrigues, (Piraúba, Zona da Mata).

A estudante da Escola Estadual Raulino Pacheco, Beatriz Souza Amaral, destaca que a preparação da sua equipe. “Procuramos buscar orientações junto aos nossos professores, fizemos pesquisas via internet, discussão em grupo, leituras e consultas nos dicionários de inglês. Fizemos de tudo para estarmos aqui e nosso sonho tornou-se realidade”, ressalta a aluna.

Impressões culturais

O estudante Vitor Martins Barbosa, da Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, destaca o acolhimento dos indianos como ponto positivo. “É um povo muito acolhedor. Contaram-nos muitas histórias diferentes. O que mais chamou a atenção foi o trânsito, que é muito desorganizado, e a facilidade de fazermos amizade com o povo daqui”, comenta.

Já a aluna da Escola Estadual Antônio Miranda, Diuliany Rosy Lopes Braga, destaca a arquitetura do país. “Sou apaixonada por arquitetura e o que me chamou mais atenção foi os monumentos que conheci até agora”, pontua.

O Quanta é composto por várias provas, como debate sobre um tema científico em inglês, a construção de escultura com sucata eletrônica, jogos de Ciências, Matemática e problemas de lógica também na Língua Inglesa e o projeto para construção de um barco autocontrolado. Participam da competição cerca de 50 mil alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio de vários países.

Delegação brasileira

Além dos três times compostos pelas escolas estaduais mineiras, a delegação do Brasil é composta por mais três equipes, sendo uma delas de uma escola da rede privada do município de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Os outros times são dos estados do Ceará e Maranhão.

“Minas Gerais se destaca por estar em sintonia com a necessidade da integração de sua educação com o mundo, fator fundamental numa economia mundial globalizada e cada vez mais interdependente, que exige jovens com uma nova formação”, lembra o diretor do Programa de Olimpíadas do Conhecimento, Ozimar Pereira, que está com a delegação brasileira na Índia para acompanhar a competição.