terça-feira, 10 de julho de 2012

Ciclo de debates sobre Cooperativismo na ALMG



CICLO DE DEBATES SOBRE COOPERATIVISMO JÁ TEM EIXOS TEMÁTICOS

Seis eixos temáticos já estão confirmados no ciclo de debates sobre cooperativismo, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com diversas entidades do ramo. São eles: “A força do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social”, “Linha do tempo do cooperativismo”, “Educação para o cooperativismo: a importância de se investir na formação”, “Oportunidades para o cooperativismo nas Copas do Mundo e das Confederações e nas Olimpíadas”, “Sustentabilidade e negócios” e “Experiências de sucesso”.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (9/7/12) durante a quarta reunião preparatória do evento, que tem por objetivos comemorar o Ano Internacional das Cooperativas, de acordo com o calendário da Organização das Nações Unidas (ONU); divulgar o cooperativismo e suas possibilidades; identificar os desafios e sucessos obtidos pelos diversos ramos do cooperativismo e apresentar sugestões para o fortalecimento do setor.

Durante a reunião, foram selecionados os nomes de palestrantes e debatedores para cada tema, que receberão os convites para participarem do ciclo de debates nas próximas semanas. Além dos debates, haverá a apresentação da peça teatral “Capital, trabalho e cooperativismo”. Está em análise ainda a realização de uma feira paralela ao evento, com estandes de diversas cooperativas. Nova reunião da comissão organizadora foi agendada para o dia 23 de julho, quando deverão ser apresentados o nome e a identidade visual do ciclo de debates.

Presenças – Participaram da reunião preparatória servidores da Assembleia e assessores dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG) e autor do requerimento para realização do evento, e Anselmo José Domingos (PTC). Estiveram presentes também representantes da Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais, da Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Crediminas), da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da ALMG (Cofal), da Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte (Coopen-BH), do Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa (FNH), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sede).