terça-feira, 10 de julho de 2012

BH com obras de Caravággio por mais uma semana


BH é privilegiada com a arte de Caravaggio por mais uma semana





Os belo-horizontinos e visitantes da capital mineira ganharam mais uma semana para apreciar a exposição “Caravaggio e seus seguidores”, em cartaz desde 22 de maio na Casa Fiat de Cultura (rua Jorn Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere). Com a prorrogação, a mostra fica disponível até o dia 22 de julho. O sucesso de público e a importância de ampliar a possibilidade às pessoas de conhecerem o rico acervo apresentado estão entre os motivos dessa iniciativa. Mais de 1.300 visitantes por dia têm apreciado os seis óleos de Caravaggio e as 14 pinturas dos mais importantes seguidores do artista. A capital mineira é a primeira cidade da América do Sul a receber a mostra do pintor italiano. A entrada é franca e o público ainda conta com o serviço de transporte gratuito, que sai da Praça da Liberdade.

Todo o conjunto da mostra, além de pertencentes a coleções particulares, conta com a colaboração de três dos mais prestigiados museus estatais italianos, a Galleria Borghese e o Palazzo Barberini, em Roma, e a Galleria degli Uffizi, em Florença. Destaque para “Medusa Murtola” e “Ritratto di Cardinale”, que saem da Itália pela primeira vez. A exposição comemora e marca o Momento Itália-Brasil 2011-2012, acordo que celebra fatos em comum entre os dois povos e cuja programação reúne cerca de 500 atividades nos estados. Além disso traz as obras dos chamados “Caravaggescos”, definição dada aos mais importantes seguidores do artista, como Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer, Orazio Borgianni e Tommaso Salini, todos artistas da segunda metade do século 16 e do início do século 17. Após sua passagem por Belo Horizonte, a mostra segue para o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e para o Museo Nacional de Bellas Artes, de Buenos Aires.

De acordo com José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura, o fato de a exposição ficar mais sete dias na cidade dá uma chance maior para que mais pessoas se aproximem dessas obras que marcaram época. Ele também reforçou que, além da mostra promover aprendizagem, valoriza o trabalho de todos os colaboradores e pessoas envolvidas. “Essa é uma retribuição efetiva à adesão do público mineiro ao trabalho que desenvolvemos. Fazer essa prorrogação implica em estender o trabalho por mais uma semana não só da equipe de educadores como também das dezenas de profissionais envolvidos na realização da exposição”, ressalta.

Para tornar a iniciativa ainda mais completa, foi necessário contar com o conhecimento de figuras que estudaram e conhecem a obra desse importante artista do estilo barroco. Entre os envolvidos estão Rossela Vodret, uma das principais especialistas em Caravaggio na Itália e chefe da Superintendência Especial para o Patrimônio Histórico, Artístico e Etnoantropológico. Assim como o italiano Giorgio Leone e o brasileiro Fábio Magalhães, que assinam juntos a curadoria da mostra. A exposição é uma realização do Ministério da Cultura, da Casa Fiat de Cultura, do Masp, da Base7 Projetos Culturais, do Ministério de Bens e Atividades Culturais Italiano e da Superintendência Especial do Patrimônio Histórico, Artístico e Etnoantropológico e para o Pólo de Museus da Cidade de Roma.

A arte de Caravaggio



As pinturas de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571 – 1610) utilizam da técnica do chiaroscuro, em que o emprego de luzes e sombras gera impressionante dramaticidade às cenas retratadas. As obras revelam diversos períodos da vida do artista, dividindo-se em três blocos, como trabalhos consagrados e conhecidos do imaginário do pintor, novas descobertas e, por fim, quadros considerados problemáticos pela história da arte. Este último bloco reúne obras em estudo quando comparadas a outras telas do gênio, por meio de pesquisas e publicações. Das obras produzidas por Caravaggio durante seus 39 anos de vida, apenas 62 chegaram aos dias atuais. Os visitantes, portanto, apreciarão dez por cento da produção original do artista.

O público também poderá contemplar as bases do revolucionário modo de pintar do gênio, assim como características fundamentais de suas composições: o tema retirado da realidade, o formato “ao natural” das figuras semelhantes ao espectador, a cena toda representada em primeiro plano, para envolver emocionalmente quem olha, o fundo neutro ou escuro e enfatizado pelo feixe de luz forte e direto, e, principalmente, a acentuada dialética do claro/escuro, que torna tudo real, vivo e vital.

Horários do transporte:

- Praça da Liberdade/Casa Fiat de Cultura
De terça a sexta: 9h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30, 18h e 19h30
Sábados, domingos e feriados: 13h30, 15h, 16h30, 18h e 19h30

- Casa Fiat/Praça da Liberdade
De terça a sexta: 10h15, 12h45, 14h15, 15h45, 17h15, 18h45 e 21h
Sábados, domingos e feriados: 14h15, 15h45, 17h15, 18h4
5 e 21h
*Lotação: 15 passageiros