terça-feira, 3 de julho de 2012

Centro de referência de BH potencializa ações voltadas para jovens



Centro de Referência potencializa ações da capital voltadas para jovens

Publicado em 02/07/2012 18:18:55





Belo Horizonte vai ganhar um equipamento público com espaços multiuso para as mais diversas formas de expressão ligadas a esporte, arte, cultura, comunicação e empregabilidade, além de locais específicos para a promoção de políticas de juventude. Assim será o Centro de Referência da Juventude, que dá vida ao antigo prédio da Casa das Fábricas, na Praça da Estação, ao lado do Viaduto da Floresta, e pretende beneficiar cerca de 1,5 milhão de pessoas de 15 a 29 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com recursos de R$ 15 milhões, o espaço é um projeto conjunto da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas Gerais, cuja parceria foi oficializada ontem na sede da PBH, no Centro, com a assinatura do protocolo de intenções. As obras devem começar no início do ano que vem.

De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, Belo Horizonte tem uma juventude atuante, que batalha por suas conquistas, opina e participa das decisões da cidade, e a chegada do Centro de Referência será mais um instrumento para o fortalecimento desta interlocução. “A instalação do novo espaço é um projeto antigo e que depois de muito esforço e diálogo, estamos conseguindo concretizar”, disse. Marcio ressaltou o trabalho do Conselho Municipal da Juventude, instrumento que tem sido decisivo no diagnóstico e auxílio à Prefeitura na construção das políticas públicas para os jovens e adolescentes.

“Essa parceria significa um compromisso dos governos municipal e estadual em apostar no futuro, representado pelos jovens. Portanto, devemos investir em diversas ações para termos mais oportunidades para a juventude, com acesso à cultura e ao esporte”, destacou o governador Antonio Anastasia. De acordo com o subsecretário de estado da Juventude, Gabriel Azevedo, o Centro de Referência da Juventude é uma demanda antiga da população jovem apresentada em 2011, durante a 2ª Conferência Estadual da Juventude. “O espaço tornará a capital mineira exemplo na potencialização do desenvolvimento juvenil por meio de atividades específicas”, salientou.

Estrutura



Situado na Praça da Estação, ao lado do Viaduto da Floresta, o projeto de edificação, com 5.625 metros quadrados de área construída, é totalmente acessível e utiliza recursos sustentáveis. Sua localização favorece o acesso dos jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte por meio do transporte público e contribui com a revitalização da região central da cidade. O projeto contempla a restauração dos elementos remanescentes da fachada da primeira grande indústria têxtil inaugurada em Belo Horizonte, e promove uma relação cultural com a vizinhança.

Gerente do Centro de Referência da Juventude, Júlio Jader contou que o centro terá dois pavimentos com diversas atividades como oficinas de música, circo e teatro, observatório da juventude, cozinha para capacitação, praça com academia para deficientes físicos, consultas multimídia e espaço de convivência. “Além disso, o espaço contemplará equipamentos para gravação de CDs e edição de vídeos e irá sediar eventos nacionais para a juventude”, frisou.

As atividades que o centro vai abrigar

- Estúdio de gravação de áudio - O objetivo é que os jovens artistas, sobretudo aqueles que ainda não possuem obra, possam agendar uma data e gravar suas músicas, ganhando gratuitamente o produto final para divulgação de seu trabalho.
- Observatório - Visa agrupar as principais demandas dos jovens e dados de diversos órgãos do governo e da sociedade civil a respeito de políticas públicas para a juventude. Serão monitorados vários indicadores e o cruzamento dessas informações proporcionará um relatório que poderá ser acessado por todos nesse espaço físico-virtual.
- Estação da música - Com o propósito de fomentar ações culturais ligadas à música, esse espaço abrirá as possibilidades para a realização de oficinas e capacitações em canto, técnicas e instrumentos musicais em geral.
- Chef’s do Amanhã - Espaço destinado à realização de projetos que envolvam a capacitação do jovem no aprendizado de cozinha industrial e nutricional.



| Voltar