quinta-feira, 24 de maio de 2012

ALMG debate escola de tempo integral


Educação
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL SERÁ DEBATIDA NA QUINTA (24)

A escola em tempo integral é tema de debate da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (24/5/12), às 10 horas, no Plenarinho III. Requerida pelos deputados integrantes da comissão, a realização da reunião é uma das sugestões colhidas durante o Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais que foi realizado pelo ALMG em 2011.

Na reunião, os deputados pretendem debater os programas do Sistema Estadual de Ensino e traçar um panorama das experiências em educação integral. No requerimento, eles lembram que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece que o ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino. Para eles, é importante também discutir qual a escola de tempo integral a ser implementada, para que se estabeleça uma efetiva educação integral para os alunos.

Convidados – Foram convidados para participar da reunião a diretora de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll; a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; o gerente do Projeto Educação em Tempo Integral - Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Estado de Educação, Gustavo Nominato Marques; a superintendente regional de Ensino da Metropolitana A, Elci Pimenta Costa Santos; a superintendente regional de Ensino da Metropolitana B, Maria de Lourdes Rodrigues Fassy; e a superintendente regional de Ensino da Metropolitana C, Desirée Renée Emmels de Souza.

Também foram convidados a coordenadora do Programa Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, Neuza Macedo; a coordenadora do Projeto Teia da Faculdade de Educação da UFMG, Lúcia Helena Alvarez Leite; a diretora da Escola Estadual Padre João Botelho, Eliani Geralda de Oliveira França; a diretora da Escola Estadual Sarah Kubitschek, Melane de Almeida Zandonadi; e a diretora da Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira, Nádia Cristina Pereira Eulálio de Souza.