segunda-feira, 16 de abril de 2012

PBH e o Festival Palavra Som



Festival Palavra Som destaca canções autorais criadas em BH

Publicado em 13/04/2012 17:43:45



A música e a composição mineira ganham ainda mais força entre segunda, dia 16, e domingo, 22, período em que será realizado o festival Palavra Som. O evento, formado por dez shows e três oficinas gratuitas, é focado na produção de compositores em destaque com um trabalho autoral em Belo Horizonte. Será uma semana inteira dedicada à canção, com a presença de 16 artistas entre bandas, coletivos e compositores. A ideia é divulgar a vasta produção de música contemporânea criada na cidade. Os shows começam no dia 19, na praça Floriano Peixoto, na região Centro-Sul da capital. A realização é do coletivo Casazul, com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Sons de bandas como Graveola e o Lixo Polifônico, Capim Seco, Luiza Brina e Antonio Loureiro integram a programação do festival. O público ainda poderá conhecer trabalhos recentes como o show do músico Rafael Macedo em conjunto com o grupo Quebra Pedra. Outros destaques são os compositores Kristoff Silva, Makely Ka e Pablo Castro, que irão relembrar o projeto Reciclo Geral, quando artistas da cena musical independente de BH trouxeram novas propostas para a música feita em Minas Gerais em 2002. O repertório do show resgata as canções do disco “Outra Cidade”, criado pelos três músicos naquele período.

Para Leandro César, integrante da Urucum na Cara, banda que se apresenta na sexta, dia 20, o que torna o projeto interessante é que ele preza pela criatividade e propõe, ao mesmo tempo, um elo entre os artistas da capital mineira. “O evento reúne pessoas que lançaram um disco há dez anos e outras que estão lançando novidades agora. Todos têm uma particularidade muito especial, mas, por outro lado, encontram uma interseção, um ponto comum, que une a música e o estilo de criação desses artistas”, reflete o músico.

Uma prévia do que será apresentado no festival já está disponível no canal de vídeos Youtube. Os vídeos registram artistas como Leopoldina, Gustavito e Luiz Gabriel Lopes interpretando canções autorais. Confira estes e outros materiais no canal oficial do evento: www.youtube.com/PalavraSom. Os interessados também podem obter outras informações no site www.palavrasom.tumblr.com.

Além da aprovação junto à Lei Municipal de Incentivo a Cultura - Fundo de Projetos Culturais 2010 de Belo Horizonte, o Palavra e Som foi contemplado com a Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais 2011 e pretende expandir suas atividades com várias ações em cidades do interior do estado.

Casazul

Espaço de desenvolvimento de trabalhos artísticos, a Casazul foi criada para dar suporte às inquietações dos artistas que a integram. Com o objetivo de construir um ambiente coletivo de produção, o espaço foi aos poucos dando lugar a iniciativas de apoio a vários artistas, gravando CDs dos compositores Paulo César Anjinho, Gustavo Amaral e Luiza Brina. Quem mantém esse espaço de troca e produção artística são os grupos Urucum na Cara e Diapasão, além dos artistas solo Irene Bertachini, Alexandre Andrés, Gustavo Amaral, Rodrigo Lana, Leandro César e Felipe José.

Oficinas

O festival também é composto por três oficinas que oferecem diversas possibilidades artísticas em torno da canção. São elas a “Semiótica da Canção”, apresentada por Kristoff Silva, “Escrita de Letras a partir da Tanka Japonês”, ministrada por Bernardo Maranhão e “Abstração e Criação”, por Sérgio Pererê. Todas elas serão realizadas na Funarte MG (rua Januária, 68, bairro Floresta), a partir de segunda, dia 16. "Essas experiências estabelecem um contato maior com o ato de criar e compor e coloca em discussão o cenário musical atual, entre os participantes”, explica Alexandre Andrés, um dos coordenadores do Palavra Som. As inscrições para as oficinas já estão encerradas.

Programação dos shows

Todas as apresentações têm entrada franca e serão realizadas na Praça Floriano Peixoto, que fica no cruzamento das avenidas Brasil e Contorno, no bairro Santa Efigênia.

Quinta, dia 19
19h - Kristoff Silva, Makely Ka e Pablo Castro
20h45 - Sergio Pererê

Sexta, dia 20
19h - Urucum na Cara – Lançamento do CD “À beira do dia”
21h - Luiza Brina – Lançamento do CD convidado especial César Lacerda

Sábado, dia 21
17h - Gustavo Amaral
18h30 - Graveola e o Lixo Polifônico
21h - Alexandre Andrés e Leopoldina

Domingo, dia 22
16h - Palavra Silêncio – Quebra Pedra e Rafael Macedo
17h30 - Antônio Loureiro
19h - Capim Seco
20h30 - Juliana Perdigão




| Voltar