quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fundação de Cultura abre edital para fomento da produção audiovisual

 
Produtoras independentes e cineastas podem inscrever seus projetos no edital “Ofícios em Belo Horizonte”, lançado no sábado, dia 31. As inscrições estão abertas até o dia 24 de fevereiro. Por meio dele, será viabilizada a produção de seis documentários em curta-metragem digital sobre novos e tradicionais ofícios que se relacionam com o espaço urbano na capital mineira. O conteúdo do edital pode ser acessado no site da Fundação Municipal de Cultura: www.pbh.gov.br/cultura.

O edital, realizado por meio da Diretoria de Políticas Museológicas/Centro de Referência Audiovisual (Crav), unidade responsável pela guarda, preservação e difusão da memória de Belo Horizonte em suporte audiovisual, vai oferecer prêmios em dinheiro para a produção de documentários de 10 ou 15 minutos que registrem atividades de trabalhos ou meios de vida, relacionados à identidade de grupos sociais e articulados com o espaço da cidade.
Para os projetos selecionados na categoria Estreante, a premiação será de R$ 35 mil e o curta-metragem deverá ter duração de 10 minutos. Já aqueles da categoria Não-Estreante receberão premiação de R$ 65 mil para produção de um documentário de 15 minutos. Serão premiados três projetos em cada uma das categorias.

Os curtas-metragens selecionados, ao registrarem a natureza e a trajetória de ofícios que se relacionam com a cidade, contribuirão para enriquecer o acervo audiovisual sobre a memória de Belo Horizonte. Os filmes produzidos no âmbito desse edital serão exibidos nas unidades culturais vinculadas à Fundação Municipal de Cultura e em outros equipamentos culturais públicos e privados interessados, bem como nas redes públicas de televisão do Brasil e nos portais e eventos da Interlocal, a Rede Iberoamericana de Cidades para a Cultura, e da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades.