terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Atendimento Integral ao portadode de insuficiência renal é destaque do ano em BH





Tratamento integrado, ágil e acessível para todos os usuários do SUS-BH. É esse o objetivo da nova forma de atendimento integral ao portador de insuficiência renal desenvolvida em 2011 pela Comissão Municipal de Nefrologista e Transplantes, da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A comissão faz a regulação de todos os 12 serviços de hemodiálise em Belo Horizonte, a fim de otimizar a assistência prestada a portadores de insuficiência renal.

Existem hoje, cerca de 2.200 pessoas em tratamento de diálise pelo SUS-BH. Desse total, 1.400 são residentes da capital mineira. A comissão é procurada pelos serviços de urgência, setores hospitalares e serviços particulares que solicitam o tratamento de seus pacientes. Os médicos reguladores avaliam os relatórios encaminhados e a necessidade do tratamento de diálise. Se necessário, o paciente é encaminhado para um dos serviços da cidade.

Segundo a referência técnica da Comissão Municipal de Nefrologista e Transplantes, Márcia Dayrell, com o atendimento integral é possível diminuir intercorrências. “A ideia é que os pacientes que possuam comorbidades, ou seja, outros distúrbios associados tenham prioridade nas consultas das unidades. Dessa forma, eles terão acesso ao tratamento mais rapidamente”, conta.

Márcia ainda explica que, caso o nefrologista que acompanha o paciente durante o tratamento identifique outro problema de saúde, ele pode fazer o encaminhamento, de forma prioritária, para o médico da Unidade de Referência Secundária (URS) Sagrada Família. Dessa forma, o paciente também poderá fazer o acompanhamento na unidade.

Regionalização do atendimento


Outra novidade foi a regionalização do atendimento, a fim de fortalecer o serviço. “Identificamos o endereço do paciente e o encaminhamos para o serviço mais próximo da sua residência. Além de proporcionar um transporte sanitário para ajudar no seu deslocamento”, explica a referência técnica.

Os pacientes recebem, ainda, um cartão de identificação com o telefone do serviço onde faz diálise. Caso ele precise procurar atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, o médico da unidade pode entrar em contato com o serviço de diálise que funciona 24 horas.