quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estado garante mais 4.388 novas casas para famílias carentes em Minas

Força-tarefa garante casa própria a 4.388 famílias de todas as regiões do Estado

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (09/11/11) – Uma força-tarefa organizada pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), que mobilizou 61 funcionários, permitiu que 4.388 famílias adquirissem a casa própria em 122 municípios, distribuídos por todas as regiões do Estado. Outras 800 famílias de 25 municípios ainda serão atendidas com as vendas, que acontecerão de 21 de novembro a 5 de dezembro.
As casas comercializadas estão em diferentes fases de construção, porém já estão preparadas, no aspecto legal, para serem entregues aos futuros mutuários, tão logo se concluam as obras das moradias e da infraestrutura dos conjuntos habitacionais, sob a responsabilidade das prefeituras.
As vendas tiveram início no final de agosto, depois que o presidente da Cohab-MG, Octacílio Machado Júnior, determinou que a Chefia de Gabinete, juntamente com a Gerência de Comercialização e outras diversas gerências da companhia, organizassem a regionalização do trabalho.
As regiões que tiveram mais famílias beneficiadas com o acesso à casa própria foram o Norte de Minas (1.160 famílias em 28 municípios) e o Jequitinhonha (540 em 16). As demais regiões beneficiadas são: Alto Paranaíba (290 casas em 8 cidades); Campo das Vertentes (140 em 4); Central (195 em 7); Centro-Oeste (288 em 7); Rio Doce (360 em 11); Mucuri (150 em 6); Noroeste (210 em 6); Sul (414 em 14); Triângulo (441 em 9); e Zona da Mata (180 em 6).
Subsídios
Durante a comercialização, os cabeças das famílias selecionadas em cada município, dentre os candidatos à aquisição da casa própria, participam do sorteio que destina a cada um uma casa em construção em um conjunto habitacional. Na mesma ocasião, o futuro mutuário também assina o contrato da parte do custo de construção da casa que é financiada, já que a outra parte é coberta por subsídios dados pelo Governo de Minas, por meio do programa “Lares Geraes Habitação Popular”, somados aos do “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.
Para uma família com renda de um salário mínimo, maior percentual dentre os mutuários, o subsídio total chega a 50% do custo da casa padrão Cohab MG, que se assenta em lote de até 200m² e tem 36,27m² de área construída, subdividida em 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa coberta.
As famílias beneficiadas pela casa própria contam ainda com infraestrutura completa de urbanização (redes de energia elétrica, água e esgoto), quase sempre implantada pela Cemig e Copasa e custeada pelo município conveniado com a Cohab, o qual também doa o terreno onde se implanta o conjunto habitacional.
No esforço de comercialização, realizado em moldes de força-tarefa para evitar atrasos na entrega das unidades, foram envolvidos 61 empregados da Cohab-MG, sendo 31 da sede, lotados nas gerências de Comercialização; Negociação e Arrecadação; Administração de Contratos; e Tecnologia da Informação.
Os outros 30 funcionários estavam lotados nos escritórios regionais de Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, São João Del-Rei, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Vespasiano.