terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bons resultados levam alunos da Rede Municipal de BH ao Uruguai




Oito alunos da Rede Municipal de Educação estão de malas prontas para o Uruguai. A viagem é fruto de bons resultados alcançados por seis estudantes na Avaliação do Conhecimento Apreendido (Avalia-BH), realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), e da participação efetiva de dois alunos da Rede Municipal no projeto Câmara Mirim, de responsabilidade da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Smed. Entre os dias 8 e 12 de dezembro, Brasil, Argentina e Uruguai mandam 60 representantes mirins para o Acampamento Mercocidades 2011, que será realizado em Montevidéu com o objetivo de promover e aprofundar as ações educativas e construtoras da cidadania dos municípios integrantes da Rede Cidades Educadoras.

Eduardo Duarte Teixeira, da Escola Municipal Eloy Heraldo Lima, Gabriel Nobre Silva e Thiago Barbosa dos Santos, da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, Gabriela da Costa Oliveira (confira mais informações sobre a aluna nesta página), da Escola Municipal Professora Helena Abdalla, Graziele Nazor de Oliveira, da Escola Municipal Armando Ziller, Luana Prudêncio Maia, da Escola Municipal Antônia Ferreira, e Lúcia Cristina Silva Santos, da Escola Municipal Professora Alcida Torres, são os representantes da capital mineira no acampamento.

O encontro visa fomentar a discussão de temas e questões, tradicionalmente reservadas a dirigentes e especialistas, entre crianças e adolescentes para que contribuam para a consciência regional sobre os Objetivos do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Erradicação da fome e da pobreza, promoção da igualdade de gênero, redução da mortalidade infantil e combate ao HIV, à malária e a outras doenças fazem parte desses objetivos.

Avalia-BH


A Avaliação do Conhecimento Apreendido (Avalia-BH) é um instrumento criado pela Prefeitura para diagnóstico dos alunos da Rede Municipal de Educação que se soma aos outros já existentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, visando o aprimoramento da política educacional do município. A Avalia-BH é resultado de uma parceira entre a Smed e a Universidade Federal de Juiz de Fora, instituição responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas e realização da pesquisa.

Câmara Mirim

O Câmara Mirim é um projeto de educação cidadã da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Smed e com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. O objetivo é desenvolver a cidadania, a participação democrática e o senso crítico entre alunos de 12 a 14 anos de escolas públicas municipais de Belo Horizonte. São eleitos 41 vereadores mirins entre os alunos de cada escola participante, em eleições informatizadas e coordenadas pelo TRE-MG. Os parlamentares mirins reúnem-se, mensalmente, para debater questões importantes da cidade e, ao final da legislatura, os projetos de lei por eles apresentados podem vir a tramitar na Casa por meio da Comissão de Participação Popular.

Estudante do Jardim Vitória é motivo de orgulho para a comunidade

Gabriela da Costa Oliveira, de 11 anos, vai deixar de lado o medo de avião e embarcar no próximo dia 8 rumo a Montevidéu. A aluna do 5º ano da Escola Municipal Professora Helena Abdalla, que fica no bairro Jardim Vitória, na região Nordeste da capital, teve o quarto melhor desempenho no Avalia-BH de 2010 e foi contemplada com o direito de participar do Acampamento Mercocidades. A conquista é motivo de orgulho para os pais, para a direção da escola, para a comunidade do bairro Jardim Vitória e para os colegas de sala de Gabriela, que veem na viagem um estímulo para a busca de resultados cada vez melhores.

Depois de receber a notícia dada pela vice-diretora da escola, Vera Lúcia Nogueira, a estudante conta não ter acreditado. Só depois de assistir a todos os alunos do Helena Abdalla sendo informados sobre o prêmio, Gabriela teve certeza do resultado. A aluna contou como está sendo a preparação para as atividades que serão realizadas no Uruguai. “Tenho ficado na escola durante a tarde para estudar sobre os Objetivos do Milênio. O combate à Aids, à Malária e a outras doenças é o que mais chama minha atenção”, destacou. Gabriela afirmou ainda que estudou muito para a prova do Avalia-BH e que o esforço valeu a pena. “Meus pais ficaram felizes e meus amigos estão animados. Fui recompensada por ter estudado bastante”, concluiu.

Vera Nogueira, vice-diretora do Helena Abdalla, destacou que Gabriela estuda na escola desde a primeira etapa do 1º ciclo e que isso faz com que a recompensa seja ainda mais valorizada. “O prêmio foi importante para valorizar e estimular o aluno e o professor. Ela estar aqui desde o início mostra para os professores dos primeiros anos o quanto o ensino da base é fundamental”, disse. Vera reiterou ainda a importância do apoio da família na educação das crianças. “Conquistas como a da Gabriela só são possíveis porque a família incentiva. A gente só vai conseguir mudar o mundo com família e escola trabalhando juntos pela Educação”, destacou.

Confira, até o dia 8 de dezembro, no Diário Oficial do Município, matérias com informações sobre os oito alunos da Rede Municipal de Educação selecionados para o Acampamento Mercocidades 2011.