terça-feira, 29 de novembro de 2011

ALMG discute segurança no trânsito

Década Mundial de Segurança no Trânsito será tema de reunião

O período de 2011 a 2020, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a “Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito”, será tema de audiência pública da Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião será nesta terça-feira (29/11/11), às 14h30, no Plenarinho I, e foi requerida pela deputada Maria Tereza Lara (PT) e pelos deputados João Leite (PSDB), Cássio Soares (PSD) e Sargento Rodrigues (PDT).
Segundo o site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o objetivo da ONU com a iniciativa é estimular esforços no mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes de trânsito no planeta.
Na resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e outros organismos internacionais, terão a missão de unir esforços com o objetivo de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial.Atualmente, segundo o Denatran, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente. Essas mortes atingem de forma majoritária pessoas entre 15 e 44 anos de idade, que representam a maior parte da parcela produtiva da sociedade.
Ainda de acordo com o Denatran, as perdas provocadas pela violência do trânsito são uma das maiores preocupações da OMS, caracterizando-se como um problema de saúde pública com proporções epidêmicas. Na avaliação da entidade, será necessário desenvolver e reforçar as ações de prevenção dessa violência em pelo menos 178 países, onde os índices de mortalidade no trânsito estão acima do razoável. O Ministério da Saúde registra que o Brasil tem um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de 5 mortes por 100 mil habitantes.
Dessa forma, avalia o Denatran, é necessário que os governos Federal, estaduais e municipais acatem integralmente a decisão da ONU e as recomendações da OMS, implementando imediatamente um plano nacional para reforçar a segurança de trânsito no País. Essa é uma exigência da sociedade brasileira, na qualidade de vítima em potencial dessa violência, e da comunidade ligada às atividades de trânsito.
Convidados - Para a audiência pública, foram convidados o secretário adjunto de Estado de Defesa Social, Genilson Ribeiro Zeferino; a coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni; a diretora de Atendimento e Informação da Bhtrans, Jussara Bellavinha; o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Coronel Fabriciano e presidente do Fórum Mineiro de Gerenciadores de Transporte e Trânsito, Galba Gomes da Silva; o médico cirurgião e coordenador do Serviço de Cirurgia Geral e do Trauma do Hospital João XXIII, Domingos André Fernandes Drumond; o presidente da Transbetim e ex-membro da Câmara de Educação do Denatran, Eduardo Lucas de Rezende; e o presidente da Associação Mineira de Medicina do Tráfego, Fábio Antônio Rodrigues Nascimento.