terça-feira, 1 de novembro de 2011

Alunos da rede estadual são maioria na segunda fase da Olimpíada de Matemática

PDFImprimirEmail

BELO HORIZONTE (01/11/10) - A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) será realizada neste sábado (5), mas antes mesmo das provas os alunos da rede estadual de ensino de Minas dão um show de participação. Mais de 83 mil estudantes mineiros foram classificados, entre eles 65.782 da rede estadual. Esta fase consiste na aplicação de prova discursiva e foram classificados apenas 5% dos alunos com o melhor desempenho em cada nível na primeira etapa.
Entre as instituições com alunos classificados para a segunda etapa da Obmep está a Escola Estadual Raulino Pacheco, em Juiz de Fora. A preparação é intensa. “A escola sempre tem alunos medalhistas na competição. Para a segunda fase, os professores estão dando muitos exercícios. Além disso, temos um estagiário de uma faculdade que também ajuda na preparação”, afirma a diretora, Márcia Aparecida Honório Nicácio.
A estudante do 6º ano do ensino fundamental, Letícia Duarte, de 11 anos, é um dos 27 classificados para a segunda etapa. Ela participa pela primeira vez da Obmep mas está se esforçando para brilhar. “Eu estudo na escola e quando chego em casa resolvo alguns exercícios do livro de matemática. Estudo mais ou menos duas horas por dia e quero ganhar medalha de ouro”.
Obmep
A 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Os prêmios são distribuídos de acordo com a sua classificação nas provas.
Os principais objetivos da competição são estimular e promover o estudo da matemática e contribuir para a melhoria da educação básica. A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).