sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Seminário e audiências no interior marcam semana na ALMG

Assistência Social

 

O último encontro regional do seminário contra a pobreza, duas visitas e quatro audiências públicas, sendo duas no interior do Estado, marcam a semana (10 a 14/10/11) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na segunda-feira (10) ocorre o último encontro regional do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), a partir de 8 horas. O evento será no Sesc do município (Av. Bernarda Barbosa Laender, 146 - Bairro São Diogo) e contará com a participação do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); da prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen Freire; e do presidente da Câmara municipal, Northon Neiva Diamantino.
O seminário é uma iniciativa da ALMG, com o apoio de mais de 80 entidades, que busca encontrar soluções para o combate à pobreza e para o enfrentamento das desigualdades no Estado. A etapa final está marcada para os dias 24, 25 e 26 de outubro, no Plenário da Assembleia, em Belo Horizonte.
Também na segunda, o município de Manga (Norte de Minas) recebe as comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Os parlamentares vão debater com a comunidade a falta de regulamentação para o transporte de balsas que operam no município e fazem a travessia do Rio São Francisco. A reunião foi solicitada pelo deputado Paulo Guedes (PT) e será na Câmara Municipal, às 10 horas.
A partir de 14h30, a Comissão de Cultura se reúne com convidados no Plenarinho IV da ALMG para discutir o Plano Nacional de Cultura, a requerimento da deputada Luzia Ferreira (PPS).
No Plenário, às 20 horas, ocorre Reunião Especial para homenagear a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Minas Gerais (Abrajet). O objetivo é comemorar a posse de sua nova diretoria e de seu conselho consultivo e lembrar sua importância estratégica na divulgação do turismo mineiro. O requerimento para a reunião é do deputado Tenente Lúcio (PDT).
Deputados vão verificar conservação da "Ferrovia do Aço"
Na terça-feira (11) a Comissão de Assuntos Municipais visita o leito da chamada "Ferrovia do Aço", entre Belo Horizonte e Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH). O requerimento é do deputado Paulo Lamac (PT) e tem o objetivo de verificar o estado de conservação dos túneis e trechos abandonados e avaliar sua possível utilização. A visita será às 8 horas, com partida na Sede da Vale (Seis Pistas/Nova Lima).
A segunda visita da semana será feita na quinta-feira (13), às 10 horas , pela Comissão de Transporte, que vai ao bairro Mirante, em Pedro Leopoldo, também na Região Metropolitana. A intenção é verificar problemas de desabastecimento de água na região em grande parte do dia. A visita foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes (PMDB).
Copasa - A última audiência pública da semana será em João Pinheiro (Noroeste), onde a Comissão de Assuntos Municipais discute os serviços prestados pela Copasa na cidade. A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Almir Paraca (PT), e será na Câmara municipal, às 9 horas.