quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Governo de Minas realiza grande encontro para debater emprego e trabalho decente

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (05/10/11) - Após realizar cinco conferências regionais, a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) prepara a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente de Minas Gerais. O encontro terá início nesta quinta-feira (6), às 14h30, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com participação do vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho.
Para dar continuidade aos trabalhos, nesta sexta-feira (7), os 300 delegados eleitos nas conferências regionais, representantes do governo, empregadores e trabalhadores, se reunirão em quatro grupos temáticos: proteção social, trabalho e emprego, princípios e direitos, e fortalecimento dos atores tripartites. Os grupos discutirão as propostas extraídas nos encontros regionais e, em plenária, serão votadas as propostas e eleitos os 60 delegados que representarão Minas na Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, em 2012.
Foram sede das conferências regionais as cidades de Araxá (Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste), Varginha (Sul), Governador Valadares (Zona da Mata e Rio Doce), Montes Claros (Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas) e Belo Horizonte (Central e Centro-Oeste).
Trabalho decente
O trabalho decente é compreendido como o trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. Seu conceito se apoia nos quatro objetivos estratégicos definidos no marco da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que são o respeito às normas internacionais do trabalho, promoção do emprego de qualidade, extensão da proteção social e diálogo social.