segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BH é destaque na Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais


Com o objetivo de divulgar projetos e experiências adotados pelos municípios integrantes da Rede Mercocidades, que, por meio de desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, atuaram na solução de problemas municipais e na geração de empresas, emprego e renda, a cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, sediou entre os dias 25 e 29 a 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Municipais, na qual a Prefeitura de Belo Horizonte foi representada pela TV Conecta BH, Belotur e BH-TEC.

O estande de Belo Horizonte foi um dos destaques do evento e apresentou a TV Conecta BH que, por seu pioneirismo tecnológico e por sua natureza de veículo de comunicação, contribui de maneira decisiva para a formação e a inclusão social e cultural dos cidadãos de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Para isso, além de acompanhar o cotidiano da cidade, a Conecta BH utiliza todo o potencial de conhecimento concentrado nos órgãos que integram a estrutura administrativa e operacional da Prefeitura, além de ampliar o acesso ao ensino à distancia com a veiculação de vídeos educacionais.

A Belotur apresenta o BH Health Tour, programa que divulga Belo Horizonte como destino do turismo de saúde, e os atrativos turísticos da capital mineira. O BH-TEC expõe o trabalho do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, que visa unir conhecimento, tecnologias das universidades e de centros de pesquisa, gerando inovações tecnológicas, novos produtos e serviços e desenvolvimento econômico, gerando benefícios para Belo Horizonte e também para a Região Metropolitana.

De acordo com o presidente da Prodabel, Paulo Moura, o encontro é uma boa oportunidade para mostrar o trabalho que está sendo realizado na capital, principalmente na área de ciência e tecnologia. “Belo Horizonte foi eleita a capital mais digital do país e seus casos de sucesso hoje são referência para vários países”, concluiu.

O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, ressaltou que as experiências apresentadas na mostra demonstram que é possível aplicar, de forma ágil e direta, a ciência e tecnologia em prol da população. “É fundamental que espaços como esse sirvam para que experiências exitosas implantadas possam ser replicadas por outros gestores públicos”, salientou.

Reflexões

O encontro debateu a democratização da ciência e tecnologia nas cidades do Mercosul e terminou com reflexões sobre parcerias entre instituições de ensino e pesquisa e o poder público. Ainda como parte da programação, ocorreu o Fórum Nacional de Secretários Municipais e Dirigentes de Ciência Tecnologia e Inovação do Brasil e a reunião com a Associação das Universidades do grupo Montevidéu, além de diversas atividades e extensa programação cultural.