terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prêmio ODM Brasil 2011 é lançado em BH

 



A capital mineira recebe nesta terça-feira, dia 27, o seminário estadual de lançamento da quarta edição do prêmio ODM Brasil, que visa reconhecer e incentivar práticas que contribuem efetivamente para o cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento de divulgação do prêmio acontecerá no Centro Cultural Nansen Araújo (rua Padre Marinho, 60, bairro Santa Efigênia), das 9h às 18h, e reunirá representantes de entidades da sociedade civil e de instituições públicas que atuam para alcançar as metas em Minas Gerais.

O prêmio é dividido em duas categorias: Governos Municipais, que destaca as melhores políticas públicas implantadas por prefeituras, e Organizações, para prestigiar iniciativas desenvolvidas por órgãos governamentais ou do setor privado, associações da sociedade civil, fundações e universidades. Os interessados em concorrer à premiação devem inscrever seus projetos até o dia 31 de outubro pelo site www.nospodemosminas.com.br. As inscrições são gratuitas.

As 50 práticas semifinalistas receberão certificados que comprovam sua contribuição para alcançar os ODM, enquanto as finalistas vão levar troféus e entrarão para a galeria de ações vencedoras do prêmio. Os projetos inscritos devem ser inovadores, ter pelo menos 12 meses de existência, apresentar resultados mensuráveis e ter perspectiva de continuidade ou replicabilidade. Além da colaboração para o cumprimento dos objetivos do milênio, são critérios para seleção o impacto para o público atendido, a participação da comunidade, a existência de parcerias, o potencial de replicabilidade e a complementaridade e integração com outras políticas.

O prêmio ODM Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Movimento Nacional para Cidadania e Solidariedade, composto por um conjunto de empresas e associações do setor privado. A coordenação técnica é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Apóiam a iniciativa em Minas Gerais, o Núcleo Nós Podemos Minas, que é composto pelas prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem, Governo do Estado, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Associação Municipal de Assistência Social (Amas-BH), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios, Rede Mineira de Cidadania, Moradia e Cidadania, LET´s BR e Mãos e Vozes, além da Assembléia Legislativa e do Observatório do Milênio de Belo Horizonte.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

As oito metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, para serem alcançadas até 2015, a fim de melhorar a qualidade de vida da humanidade e buscar a sustentabilidade como um todo. Os objetivos são erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Edições anteriores do prêmio

Nas três edições anteriores do Prêmio ODM, práticas realizadas em Minas Gerais foram premiadas. Na primeira edição, o programa Abastecer, da Prefeitura de Belo Horizonte foi agraciado. Já na segunda edição, dois projetos mineiros foram contemplados: Programa Alimentar – A Coleta de orgânicos com ecocidadania e BH de Mãos Dadas Contra a AIDS. Na terceira edição, o Consórcio Regional de Promoção da Cidadania: Mulheres das Gerais – Projeto Juventude Fazendo Gênero, formado pelas prefeituras de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Sabará, foi premiado.