sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prefeitura de BH realiza Fórum de Educação Integral

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza o 4º Fórum de Educação Integral, que acontece até segunda-feira, dia 26. A abertura do evento aconteceu no Centro Universitário UNA (rua Aimorés, 1.451, bairro Lourdes), quando foram exibidos minicurtas produzidos pelos alunos das oficinas de Educomunicação nas escolas integradas.

O Fórum de Educação Integral, realização que reafirma Belo Horizonte como cidade educadora, tem como objetivo a integração, formação e socialização dos atores envolvidos nos programas Escola Aberta e Escola Integrada, uma vez que esses programas se destacam pela significativa mobilização social no campo educativo. Além disso, é um espaço que possibilita às escolas, Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e creches conveniadas com a Prefeitura a divulgação de trabalhos de relevância pedagógica.


Durante os cinco dias, estão sendo abordados temas como inovações, programas, parcerias, projetos e ações educacionais desenvolvidas pela Rede Municipal de Educação e as perspectivas da educação integral, envolvendo gestores e profissionais de Educação de todo o país. O Seminário Educação Integral na Cidade Educadora marca o encerramento do evento no dia 26, com a apresentação da pesquisa de avaliação de impacto do programa Escola Integrada, realizada pela Fundação Itaú Social e Cedeplar/UFMG.

O fórum visa ainda o intercâmbio de experiências entre as cidades, com foco nas ações que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino. O evento promove o debate, a reflexão e a socialização de experiências entre aqueles que, em diferentes espaços, tempos e ofícios constroem coletivamente uma educação integral, direito de todos, conquista da cidadania.


Várias atividades estão sendo desenvolvidas em diversos espaços da cidade nesses dias, tais como o Cortejo pela Educação Integral, a 16ª Mostra Horizontes da Cidadania, Formação dos Atores dos programas Escola Aberta e Escola Integrada, Festival Mineiro dos Programas Escola Aberta e Integrada e o seminário Educação Integral na Cidade Educadora. A programação completa está no site www.pbh.gov.br.