segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Planejamento de mobilidade urbana de BH é elogiado pelo Governo Federal


 



Primeira cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 a receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Mundial, em junho de 2010, contemplada com mais de R$ 1 bilhão em investimentos para obras viárias e melhorias no sistema de transporte coletivo, o plano de Belo Horizonte para o setor foi elogiado pelo ministro das Cidades, Mário Negromonte, que acompanhou a presidente da república, Dilma Rousseff, em visita à capital mineira, na sexta-feira, dia 16. “Não conheço no Brasil uma intervenção na mobilidade urbana tão completa como a de Belo Horizonte”, afirmou, citando as intervenções viárias, o sistema rápido de transporte por ônibus (BRT) e a ampliação do metrô, anunciada na sexta pela presidente.

A capital conta com um conjunto de oito projetos viabilizados por meio do PAC. Um desses empreendimentos, a implantação do BRT na avenida Antônio Carlos, foi conferido pela presidente Dilma Rousseff. Ela acompanhou de perto a obra de interseção desse corredor com a avenida Abraão Caram, que integra o projeto do BRT Antônio Carlos/Pedro I. Dois viadutos e uma trincheira estão sendo construídos para atender a todos os movimentos de fluxos de circulação, aprimorando o acesso na região da Pampulha.

O objetivo da intervenção é possibilitar a transposição da avenida Antônio Carlos, bem como a interligação das avenidas Abraão Caram e Professor Magalhães Penido (acesso ao Aeroporto da Pampulha). A obra vai atender o tráfego que se destina ao estádio Mineirão, ao Complexo Arquitetônico da Pampulha e ao Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A obra foi iniciada em junho de 2010 e a previsão de término é novembro de 2011.

Outras obras do PAC Mobilidade Copa 2014 em andamento

Boulevard Arrudas: Cobertura do canal, com ampliação da via, implantação de ciclovia, paisagismo e iluminação. A obra do Boulevard se divide em duas etapas. A primeira, concluída, inclui o trecho da avenida do Contorno, entre rua dos Carijós e avenida Barbacena/avenida Tereza Cristina. A segunda compreende o trecho entre a avenida Barbacena até as proximidades da rua Extrema, no bairro Coração Eucarístico.

Via 210 - Conectará a Via do Minério e a avenida Tereza Cristina, possibilitando a ligação entre as regiões Oeste e Barreiro do município.

BRT Cristiano Machado: Adequação da pista exclusiva de ônibus para implantação do BRT, ampliando a capacidade do sistema de transporte, com diminuição do tempo de viagem e mais conforto aos usuários.

Central de Controle de Tráfego: A central que, entre outras atribuições, controla semáforos da capital e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) está sendo ampliada, visando aprimorar a gestão, controle e operação do trânsito.

Obras em licitação
BRT Área Central: Requalificação de 7,6 quilômetros de vias preferenciais para implantação do sistema.

Via 710: ligação das avenidas do Andradas e Cristiano Machado, sem passagem pelo Centro.

Corredor Pedro II:
implantação de faixas exclusivas para ônibus.