quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Governo de Minas lança projeto " Ginástica para Todos"

PDFImprimirEmail
Osvaldo Afonso/Secom
Secretário Braulio Braz durante o lançamento do projeto
Secretário Braulio Braz durante o lançamento do projeto
BELO HORIZONTE (20/09/11) - O Governo de Minas lançou, nesta terça-feira (20), o projeto Ginástica para Todos, que busca criar oportunidades para a prática de atividade física e de lazer orientada em espaço público. Em todo o Estado, 119 municípios receberão um conjunto com oito equipamentos para atividades físicas. O projeto é da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), em parceria com a Federação Mineira de Ginástica (FMG).
Serão entregues 124 conjuntos de equipamentos, cada um custando R$ 16,8 mil e contendo oito aparelhos para prática de diferentes exercícios. Do total de municípios, 91 receberão dois equipamentos específicos para deficientes físicos.
O governo, que espera uma média de 5 mil atendimentos por mês nas praças de esportes, repassa aos municípios os aparelhos e uma placa que explica como utilizá-los. Às prefeituras cabe, em contrapartida, a contratação de profissionais para a orientação da prática esportiva.
“O lançamento desse projeto, com a entrega de 124 conjuntos de equipamentos de ginástica a 119 municípios de todas as regiões de Minas Gerais, reflete com clareza e de forma inquestionável o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte em todo o território mineiro”, avaliou o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz.
O secretário considera significativos os objetivos do Ginástica para Todos. “O projeto foi concebido para incentivar a prática regular de atividade física e da convivência solidária, e a adoção de um estilo de vida ativo e saudável pelas crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando o aumento da qualidade de vida dos mineiros de todas as idades”, explicou o secretário.
Falando em nome dos municípios agraciados, o prefeito de Jesuânia, no Sul de Minas, Luiz Fernando Noronha Pereira, o Tourinho, afirmou que o Governo do Estado vem investindo em diversos municípios do interior do Estado, como comprova a instalação das praças de esportes.
“Este é um programa feito para todos; as crianças, os jovens os adultos e as pessoas da terceira idade”, avaliou a presidente da Federação Mineira de Ginástica, Therezinha Bomfim, a quem caberá a promoção da prática esportiva nas praças.