terça-feira, 13 de setembro de 2011

Festival Estudantil de Teatro divulga espetáculos selecionados para 2011


 



Depois de 39 dias de inscrições de estudantes de escolas de teatro, universidades, escolas de ensino fundamental, médio, técnico e superior, o Festival Estudantil de Teatro (Feto) divulgou os grupos selecionados para a edição de 2011. A Associação No Ato Cultural, idealizadora do Festival, recebeu neste período, 86 grupos inscritos, somando mais de 1.100 estudantes, 17,6 % a mais em relação aos inscritos da edição de 2010, vindos de 50 cidades, de 15 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo; trazendo uma variedade de linguagens, sotaques e expressões do país. Os espetáculos selecionados podem ser conferidos no site do Festival (www.fetobh.art.br).

Após uma criteriosa análise das inscrições, nas categorias “Escola de Teatro” e “Teatro na Escola”, foram selecionados 16 espetáculos e quatro suplentes, por uma curadoria de pesquisadores, professores e atores, composta por Gláucia Vandeveld (atriz e professora do Galpão Cine Horto - Belo Horizonte/MG), Ana Cristina Fabrício (atriz, iluminadora e professora da Faculdade de Artes do Paraná – Curitiba/PR), Paulo Celestino (Integrante do Grupo XIX Teatral – São Paulo/SP), Nil César (diretor e arte-educador do Grupo Beco – Belo Horizonte/MG) e Bárbara Bof (idealizadora e coordenadora geral do FETO – Belo Horizonte/MG). “Tivemos a oportunidade de contemplar um panorama rico e diverso da produção cênica das instituições de formação para o teatro e também daquelas onde a experiência teatral está no ambiente escolar”, comentou Ana Cristina Fabrício. Ela explica que os trabalhos exploram desde a cultura popular até trabalhos experimentais e de pesquisa, passando pelos clássicos, de norte a sul do país.

O Festival

Durante as dez edições passadas, o projeto foi porta de entrada para o diálogo, produção de conhecimento e estreitamento de redes entre estudantes, educadores, pesquisadores e agentes culturais de todo o país. O Festival, ao longo dos anos, também foi essencial para o enriquecimento das produções acadêmicas nas artes cênicas, bem como para a profissionalização de estudantes em processo de formação artística. Os grupos selecionados comporão a programação do Feto 2011, que será realizado de 20 a 30 de outubro em Belo Horizonte. A programação, que será divulgada em breve, além de receber apresentações de teatro estudantil, também inclui espetáculos profissionais, oficinas, análise de espetáculos, encontros e debates.

O Festival é uma realização da Associação No Ato Cultural, focado no trabalho com educação e cultura. O Festival conta com os benefícios da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, possui apoio institucional do Instituto Unimed-BH, e patrocínio da Cemig, através do Programa Cemig Cultural, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.