segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Estudantes da Rede Municipal de BH recebem prêmios nas Olimpíadas de Matamátiva


Os estudantes Liu Yang Duan I, 57 anos, da Escola Municipal Caio Líbano Soares (região Centro-Sul) e Diogo Hess de Oliveira Filho, 14 anos, da Escola Municipal Santos Dumont (região Leste), foram destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A premiação dos alunos foi realizada no dia 30 de agosto, no auditório da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana. Cada estudante recebeu um Netbook.

A professora de Diogo, que acompanha o desenvolvimento escolar do aluno nos últimos três anos, atesta que ele sempre apresentou bom desenvolvimento escolar, sobretudo nas matérias relacionadas às ciências exatas. Sendo assim, a escola incentiva que ele participe todos os anos das Olimpíadas. “Ele é tão empolgado com o estudo dessas disciplinas que frequenta um curso de iniciação científica oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais”, destacou.
Liu Yang Duan I é chinesa e mora no Brasil há cerca de 30 anos. Ficou 20 anos afastada da escola e agradece bastante a oportunidade oferecida pela Prefeitura de Belo Horizonte por poder retornar à escola e desenvolver o conteúdo de que mais gosta, que é aquele ligado a cálculos e contabilidade. “A premiação é um grande incentivo para que eu aprecie cada vez mais os estudos das ciências, pois o português para mim é mais difícil”, contou.

Cláudia Maria Vaz Magni, vice-diretora da Escola Municipal Caio Líbano Soares, falou sobre o desempenho de Liu nas atividades escolares. “Ela se dedica muito a todas as atividades escolares, mas as que se referem ao desenvolvimento do raciocínio lógico são as que mais lhe interessam”, afirmou.

Olimpíada

A OBMEP, realizada desde 2005, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros enviaram seus representantes.