sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Carlinhos Brown participa da abertura da 3a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

Carlinhos Brown participa da abertura da 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

PDFImprimirEmail
Lúcia Sebe/Secom MG
Carlinhos Brown conversa com a secretária de Cultura, Eliane Parreiras
Carlinhos Brown conversa com a secretária de Cultura, Eliane Parreiras
BELO HORIZONTE (01/09/11) - Com a presença do músico e compositor Carlinhos Brown, foi aberta, nesta quinta-feira (1º), a 3ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, um dos maiores eventos culturais realizados no Estado. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), vai realizar em 567 municípios mineiros mais de 1.100 ações, entre seminários, apresentações de grupos de cultura popular, festivais de arte e gastronomia, exposições, visitas guiadas, educação patrimonial, oficinas e gincanas culturais.
Em evento na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e o presidente do Iepha, Fernando Cabral, receberam Carlinhos Brown que falou sobre Patrimônio Diverso, dentro do tema da jornada deste ano, que é Quando a minha história conta a história de todos. O músico foi o primeiro convidado do programa IEPHA Discute, que visa promover encontros e debates sobre o patrimônio cultural, abertos aos interessados.
Brown contou passagens de sua própria história de vida; desde sua infância pobre no Candeal, em Salvador, à descoberta do tambor, da religiosidade e do seu percurso na MPB e no campo social. Lembrou que é muito difícil reconhecer o patrimônio coletivo quando não se tem nada de seu, e quando problemas como a violência e a falta de esgoto à sua porta são preocupações mais latentes do que a preservação de um bem cultural histórico e distante.
“Neste encontro de hoje o que se busca é consolidar além do edificado, tantos outros patrimônios do nosso povo. Minas tem todas essas montanhas, abarrotadas de ouro ainda. O patrimônio humano precisa prevalecer. O que vale mais? Uma montanha ou um colar de ouro? Ninguém olha uma joia e reconhece nela um pedaço de Minas e suas montanhas. Você quer ter uma peça de Aleijadinho? Eu te digo que você pode ter sim. Vem pra Minas Gerais, e aproveita para comer um tutu. Nós aqui guardamos sua peça para você e para todos”, declarou Brown.
Jornada
A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é pioneira no país e teve início em 2009, dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, uma vez que tem forte inspiração na experiência francesa das Journées du Patrimoine.
Realizada nas diversas regiões de Minas durante todo o mês de setembro, em suas duas primeiras edições, a Jornada contou com mais de 2600 ações de preservação e valorização do patrimônio cultural mineiro, reunidas sob um grande trabalho de articulação e divulgação realizado pelo Iepha. Toda a programação pode ser conferida no site www.jornada.mg.gov.br.
IEPHA Discute
Dentro da programação da jornada, o IEPHA Discute prossegue durante todo o mês de setembro, com palestras semanais. Confira a programação:
Dia 08/09, às 18h30, no Automóvel Clube. Palestrante: Jurema de Souza Machado, com o tema “Perspectivas da Preservação”.
Dia 13/09, às 18h30, no anexo da Biblioteca Pública Estadual Professor Luiz de Bessa. Palestrante: Promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, com o tema “Patrimônio Cultural Imaterial e Biopirataria”.
Dia 22/09, às 18h30, na Academia Mineira da Letras. Palestrante: Prefeito Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, com o tema “Tricentenário de Vila Rica”.