sexta-feira, 30 de setembro de 2011

BH presencia encontro histórico entre gorilas


 

O amor está no ar na casa do gorila Idi, a principal atração do Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH). Nesta quinta-feira, dia 30, Idi apresentou o seu habitat às duas novas companheiras, Imbi e Kifta. Acanhadas e reconhecendo o novo ambiente, as fêmeas aparecerem poucas vezes para o grande público de estudantes que esperava ansioso para vê-las. Segundo o presidente da FZB-BH, Evandro Xavier, a atitude é normal e faz parte da adaptação. “As namoradas estão tímidas, pois moravam em cativeiro de cimento na Inglaterra e não se acostumaram ainda ao ambiente gramado e com cascata onde Idi vive”, explicou. Joice Carvalho, estudante da Escola Municipal Alice Nacife, que fica na região da Pampulha, ficou encantada ao ver as fêmeas. “São lindas. E espero que a nova família possa gerar muitos filhotes”, disse.

Na segunda-feira, dia 26, Idi, que tem 36 anos, teve o primeiro contato com Imbi e Kifta, de 11 anos. Elas vivem no zoológico desde agosto deste ano, quando chegaram ao Brasil e foram deixadas no local para se relacionarem com o animal, que estava solteiro há 27 anos. “Agora, as gorilas fêmeas vão poder conhecer a nova casa e consumar a boa relação. Ele vai poder mostrar que é o dono do território”, disse Evandro Xavier, ao ressaltar que a expectativa é que no futuro eles possam procriar, já que a espécie está em extinção.

Nos últimos meses, foi feita uma reforma no recinto de Idi, visando melhor atendimento às necessidades da nova família, oferecendo mais condições de segurança para os animais e para os funcionários, além de aumentar o conforto dos visitantes. A intervenção, que foi realizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), garantiu o atendimento de requisitos sanitários estipulados pelo Ministério da Agricultura, órgão que, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é responsável pelo cumprimento da legislação que trata da importação e da exportação de animais entre zoológicos.



Espécie

Idi e as fêmeas pertencem à subespécie Gorilla gorilla gorilla, que originalmente vive nas florestas tropicais africanas em grupos nômades, especialmente em reservas da África Central, onde há florestas abertas, situadas em regiões mais baixas e quentes, próximas a rios e alagados. As duas gorilas já alcançaram a maturidade sexual e possuem quase a mesma idade. Kifta fez 11 anos em abril e Imbi completará a mesma idade ainda este mês. Idi, por sua vez, vai completar 37 anos este ano. Os gorilas têm expectativa de viver cerca de 30 anos na natureza, mas nos zoológicos chegam a atingir 50 anos.

O macho atinge a maturidade sexual aos 10 anos e a fêmea, aos 8. O período de gestação se dá em torno de nove meses, nascendo normalmente apenas um filhote, que pesa cerca de dois quilos. As espécies estão ameaçadas de extinção devido, principalmente, à destruição do seu ambiente natural e à caça predatória.

Alimentação

Na floresta, o gorila prefere comer vegetais, principalmente folhas, frutos, flores, raízes e cascas de árvore. Já no zoológico, sua alimentação é composta de frutas, como goiaba, banana, maçã e mamão, e folhas, como serralha, alface e bambu, além de cenoura e ração. O gorila também aprecia sucos de frutas diversas.