terça-feira, 6 de setembro de 2011

ALMG promove estudo sobre crescimento desordenado de BH


Crescimento desordenado prejudica a RMBH, aponta pesquisadora



A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) é marcada pela desigualdade territorial e pela concentração de renda. A avaliação é da professora do Departamento de Geociências da UFMG, Heloísa Soares de Moura Costa, palestrante do encontro regional do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Ribeirão das Neves nesta segunda-feira (5/9/11).



A professora, que coordenou um estudo sobre o crescimento do Vetor Norte da RMBH, fez um diagnóstico dos problemas sociais da região: na maioria dos municípios, predominam domicílios com baixa renda, e o percentual de pobres é maior naqueles mais distantes de Belo Horizonte.



Um dos principais problemas detectados nesse estudo é a grande quantidade de loteamentos ainda não ocupados nos municípios da periferia da RMBH, o que significa que a região está crescendo sem planejamento. "Ainda cabe mais que o dobro da população atual da RMBH só ocupando esses espaços vazios, e isso é extremamente grave", afirmou a pesquisadora.



Para conter esse crescimento desordenado, Heloísa Costa propõe a adoção de mecanismos de contenção da expansão urbana periférica. "É preciso intensificar o uso dos espaços que já existem, na contramão da dinâmica imobiliária", explicou. Outros pontos importantes para a reorganização do espaço urbano são a criação de vários polos de serviços (além do hipercentro de Belo Horizonte) e a articulação de uma rede de transporte coletivo eficiente.



Propostas do seminário podem virar políticas públicas



O Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade é realizado pela ALMG em parceria com mais de 80 entidades do poder público e da sociedade civil. Seus objetivos são identificar as principais questões relacionadas com a pobreza e as desigualdades regionais e propor políticas públicas para resolver esses problemas.



Ao todo, serão realizados 11 encontros regionais antes da etapa final do seminário, prevista para os dias 24 a 26 de outubro, em Belo Horizonte. O documento final do evento conterá propostas apresentadas por representantes de todas as regiões do Estado, que poderão ser incorporadas ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental.



O evento foi precedido de uma consulta pública, que recebeu 179 sugestões de cidadãos pela internet. Participaram do evento em Ribeirão das Neves cerca de 500 pessoas.