quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ALMG lança projeto voltado para redução das desigualdades sociais

Com a presenças de deputados, diretores, servidores e funcionários terceirizados, que lotaram o Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais lançou nesta quarta-feira (14/9/11) o projeto Assembleia Solidária, desenvolvido pelo Parlamento mineiro em parceria com instituições ligadas à ALMG. Na ocasião, os representantes das entidades envolvidas, comandados pelo presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), falaram da importância do projeto, que é voltado para mobilizar cidadãos, entidades da sociedade civil e instituições públicas e privadas em torno de causas sociais.

Dinis Pinheiro destacou que o Assembleia Solidária vai reunir ações para ajudar aquelas pessoas que ainda não tiveram oportunidade de utilizar e viver os avanços que o Estado teve nos últimos anos. Segundo ele, são atualmente 900 mil mineiros em estado de miséria, que estão à parte deste momento de prosperidade. E a primeira ação deste projeto acontece neste domingo (18), na Praça da Assembleia, quando serão arrecadados donativos para distribuição no Dia da Criança e no Dia do Idoso.

Os representantes das entidades parceiras da Assembleia também falaram da importância da participação e do engajamento nas ações. O coordenador do Sindicato dos Servidores da ALMG (Sindalemg), Geraldo Magela da Silva Neto, parabenizou Dinis Pinheiro pela iniciativa e disse que o sindicato contribui para levar ao conhecimento de todos que os servidores da Assembleia estão sensíveis aos problemas que afetam os mineiros. Já o diretor da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da ALMG (Cofal), Cristiano Felix dos Santos Silva, disse que a cooperativa tem grande satisfação de participar desta grande rede de amor e solidariedade.

O presidente da Associação dos Servidores do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Aslemg), Otacílio Duarte de Freitas, lembrou que a associação já realiza diversas ações beneficentes, como campanha de agasalho, visita a creches, arrecadação de brinquedos, doação de sangue, e que "arregaça as mangas" mais uma vez para contribuir com a construção do Assembleia Solidária. Para o vice-presidente da Associação dos Aposentados da ALMG (Aplemg), João Salles Campos, o projeto vem em um momento que o mundo está passando por vários conflitos e que a população de Minas só tem a ganhar com esta ação.


O presidente Dinis Pinheiro reafirmou que o Assembleia Solidária é um projeto simples, que vai utilizar apenas da força, disposição, atributo e amor de cada um. "É uma construção coletiva, com participação de todos os deputados e servidores. É um momento de engajamento, de entrega", disse. "Vamos dar nossa contribuição para uma Minas mais feliz, solidária e humana", completou.

O lançamento contou ainda com apresentações de jovens trabalhadores do Projeto Vida, da ALMG, e do Coral da Assembleia. Além dos citados na matéria, compuseram a Mesa o diretor-geral da Assembleia, Eduardo Moreira; os representantes dos servidores efetivos, Flávio Hannas; dos servidores do recrutamento amplo, Sérgio Henrique Vieira dos Santos; e dos servidores terceirizados, Maria Lúcia Brandão.