quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Programa de alfabetização de adultos capacita profissionais no Norte de Minas

PDFImprimirEmail
Divulgação/Sedvan
Para o secretário Gil Pereira, foco do programa é a Gestão para Cidadania
Para o secretário Gil Pereira, foco do programa é a Gestão para Cidadania
MONTES CLAROS (24/08/11) - Os formadores do programa de alfabetização de adultos “Travessia Nota 10” terminaram nesta quinta-feira (25), em Montes Claros, a capacitação do projeto, que passa por processo de reformulação e atualização.
A partir do nivelamento conceitual e pedagógico, estão sendo capacitados nesta fase 110 formadores para atuarem no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Em turmas de 60 alunos, no máximo, os alfabetizadores serão preparados para conduzir o processo de alfabetização de pessoas acima de 15 anos.
“O foco social estratégico do programa é a Gestão para a Cidadania. Entre as metas a serem alcançadas, destacam-se o desenvolvimento da região e a redução das desigualdades”, afirmou o secretário de Estado para Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan), Gil Pereira.
O Censo de 2010 revela que no Brasil, nos últimos 10 anos, houve redução 5,87% na taxa de analfabetismo. Minas Gerais reduziu este índice em 3,64%, enquanto que no Grande Norte, por causa da atuação do programa precursor, a redução chegou a 6,68%. “Teremos, com o Travessia Nota Dez, o foco na elevação da escolaridade e na alfabetização das pessoas”, revela Rachel Ulhôa, responsável pela sua coordenação geral.
O evento em Montes Claros é realizado em parceria entre a Sedvan, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), a Fundação Educacional Montes Claros (Femc) e a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe) – de apoio à UFVJM.
Valorização
O diretor da Femc, Ariovaldo Melo, disse que a instituição corresponderá como parceira à expectativa de confiança depositada pela Sedvan. “Vamos virar mais uma página na área educacional da região com o programa”. Dulce Pimenta, da Fundaepe, explica que a iniciativa terá gerenciamento próprio, com sistema eletrônico de acompanhamento das atividades, inclusive da evasão escolar.
O diretor do Idene para o Norte de Minas, Guila Ramos, frisa que o programa não visa somente à alfabetização, mas também à responsabilidade social. “Vamos valorizar os alunos como pessoas. As grandes redes de investimento social podem mudar o Norte e o Nordeste do Estado.”