quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PBH comemora 10 anos da revista Pensar BH/Política Social


A Prefeitura comemora nesta quarta-feira, dia 24, 10 anos de existência da revista Pensar BH/Política Social, subordinada à Câmara Intersetorial de Políticas Sociais, sob a supervisão editorial da Assessoria de Comunicação do Município. Durante o evento de comemoração, será lançada a 29ª edição da revista e serão homenageados os professores que integram o Conselho Consultivo da publicação, desde o seu início.


De acordo com o secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, a revista surgiu em 2001, depois de uma reforma administrativa que introduziu novos conceitos na gestão das Políticas Sociais, entre eles a intersetorialidade, a territorialidade e a informação. “A Pensar acompanhou e nos ajudou a refletir sobre os avanços da sociedade brasileira, no campo dos direitos e das Políticas Sociais”, afirmou Nahas, se referindo à implantação do Bolsa Família, à criação do Estatuto do Idoso e à consolidação do Sistema Único da Assistência Social (Suas), entre outros temas tratados pela publicação.


O secretário também destacou o importante papel desempenhado pela revista na concepção dos programas e projetos da PBH. “Em Belo Horizonte, a revista teve um papel fundamental de reflexão sobre a concepção do programa BH Cidadania e, também, sobre o processo que resultou na elaboração do Mapa da Inclusão Social, base segura para a identificação do público prioritário de nossas ações”, disse Nahas.


Temas relevantes


Durante todo esse período, foram publicados 281 artigos, assinados por 432 colaboradores, individual ou coletivamente. O meio foi se firmando em seu propósito de se tornar um canal de interlocução com a comunidade acadêmica e de intercâmbio de experiências entre gestores públicos. Resultou em um veículo importante para a divulgação das ações da Prefeitura nas diversas áreas de abrangência das Políticas Sociais e, mais do que isso, tornou-se um veículo importante para os funcionários, muitos dos quais encontraram nela um espaço aberto para a publicação de seus trabalhos, de expressão de suas idéias e opiniões.



Em sua 29ª Edição, entre tantos outros temas relevantes, a Pensar trata de forma especial as questões relacionadas com a população de rua. Em várias páginas, está descrita toda a história desse movimento que se organiza nacionalmente, os avanços e os desafios no trato da questão, vista agora como uma questão de direitos e de cidadania. Da mesma forma, em outras oportunidades, foi tratada a questão da mulher, da igualdade racial, das políticas de qualificação e de transferência de renda, da gestão do Sistema Único de Saúde no Município, enfim, a sua contribuição para amplificar os debates que são travados no âmbito do poder público e da sociedade civil.



A solenidade de comemoração do décimo aniversário será realizada no auditório Juscelino Kubitschek, no Espaço Municipal (Avenida Afonso Pena 1212 – 1º andar), às 17h. Os professores homenageados são Carlos Aurélio P. Faria (PUC-Minas), Eleonora Schettini (Departamento de Ciência Política/UFMG), Bruno Lazzarotti e Carla Bronzo, ambos da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.