terça-feira, 23 de agosto de 2011

Novas regras do transporte de taxi beneficia os usuários





A frota de táxi da capital passa a contar, a partir de agora, com novas regras e um layout contendo a logomarca turística de Belo Horizonte. Estabelecida pela BHTrans, a regulamentação do serviço permitirá ao taxista a opção pela oferta de táxi especial, conforme prevê a Portaria BHTrans 079/2011, publicada no sábado, dia 20, no Diário Oficial do Município (DOM). O novo modelo de táxi foi anunciado pelo prefeito Marcio Lacerda, durante a abertura da sexta Feira de Táxi da capital, realizado na sede do Sincavir/MG (Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais), no bairro Ipiranga. O evento também contou com a presença do diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, do vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pínto Coelho, e do presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Fuad Jorge Noman, entre outras autoridades.

Aprovado pelos representantes da categoria, o táxi especial contará com equipamentos como ar condicionado, air-bag duplo, Sistema de Posicionamento via Satélite (GPS), freio ABS (sistema de frenagem antitravamento), rádio AM/FM e CD player, com bluetooth e entrada para USB, porta-malas com capacidade mínima de 400 litros, carroceria do tipo sedan e com, no máximo, três anos de fabricação. Os carros terão a cor preta, conforme o manual de identidade visual. Outra novidade é a permissão do ingresso de veículos no sistema de táxi da capital nas cores cinza, prata e preto, desde que estejam envelopados em branco (táxi convencional) ou em preto para operação como táxi especial.

O prefeito Marcio Lacerda destacou que Belo Horizonte pode se orgulhar por ter um serviço de táxi organizado e por poder contar com nova frota. “A regulamentação do novo serviço de táxi permite que os usuários sejam beneficiados com mais conforto e sem aumento de tarifas”, disse. Marcio afirmou que a Prefeitura quer continuar com esse trabalho parceiro e melhorar cada vez mais a relação entre os usuários e os motoristas de táxi.

Nova identidade

O novo layout da frota de táxi da capital contará com logomarca turística de Belo Horizonte representada pela Igreja da Pampulha, obra arquitetônica de Oscar Niemeyer e um dos principais símbolos da cidade. O táxi lotação, que circula nas avenidas do Contorno e Afonso Pena, também terá o mesmo layout, alinhado pela base nas laterais com a logomarca turística da cidade e a palavra “lotação” nas laterais e no capô.

No táxi acessível, específico para pessoas com mobilidade reduzida, o adesivo deverá estar alinhado pela base com a logomarca turística e a palavra “acessível” nas laterais. No vidro traseiro, deverá ser afixado o selo de identificação de acessibilidade. No táxi especial na cor preta, o adesivo “especial” também será alinhado com a logomarca turística da cidade.

Diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar ressaltou que a Prefeitura, por meio da BHTrans, está buscando uma nova identidade para o serviço público de transporte por táxi, beneficiando os usuários e motoristas que migrarem para o táxi especial. “Os usuários terão acesso ao carro de mais qualidade e conforto. E para os motoristas, os serviços serão de maior qualidade, além de atrair novos usuários para o sistema de táxi”, disse.

O motorista de táxi, Waldir José Flores, que trabalha na categoria há 35 anos, acredita que a opção pela oferta de táxi especial será muito bem-vinda. “É uma novidade principalmente para os motoristas que estão começando na nossa categoria. Aprovo esta iniciativa entre a Prefeitura e os sindicatos de taxista”, disse.



Feira de Táxi

A feira, que será realizada na capital até sexta-feira, dia 26, tem o objetivo de apresentar novas tecnologias que estão disponíveis no mercado, apresentando as novidades em produtos e serviços e contribuindo para o aprimoramento profissional. Além disso, o evento permite que os profissionais do setor se familiarizem com as marcas de veículos e compartilhem experiências.

Dados do sistema de táxi de Belo Horizonte

Número da frota de táxis em BH: 5.998 veículos
Idade média da frota: 2 anos
Passageiros transportados/dia: 85 mil
Pontos de táxis na capital: 390