terça-feira, 23 de agosto de 2011

ALMG debate turismo ferroviário em Minas


O turismo ferroviário em Minas é o tema da audiência que a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nesta terça-feira (23/8/11). A reunião é resultado de requerimento do deputado Duilio de Castro (PMN), e será realizada às 14 horas, no Auditório.


Castro é ex-ferroviário e também autor do requerimento que criou, em maio, a Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias Mineiras. Esta iniciativa ocorreu após solicitação do presidente do Centro de Formação de Vila Verde (CFVV), César Mori Junior, que luta pela conservação das ferrovias mineiras.


"Estamos orgulhosos de mais esta vitória, mas sobretudo em ver que nem todos estão de olhos fechados para o que acontece com o modal ferroviário no Brasil. O deputado Duilio conhece, por experiência própria, a ferrovia e, portanto, fala a nossa língua", destacou Mori. A audiência também é consequência do pedido dos representantes do projeto "Família dos Trilhos", de Nova Lima e Rio Acima, que tem como meta recuperar a malha ferroviária e incentivar os passeios e viagens turísticas de trens.


Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil possui uma malha ferroviária de 30 mil quilômetros, com 20 trens destinados ao turismo, distribuídos em oito estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em Minas Gerais, uma das principais entidades a incentivar o turismo ferroviário é o Instituto Estrada Real. Os roteiros turísticos no Estado são os de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Dimantina, com destaque para a Maria Fumaça que liga São João Del Rei a Tiradentes.


Convidados - Foram convidados para a audiência: a procuradora da República no Estado de Minas, Zani Cajueiro Tobias de Souza; os secretários de Turismo, Agostinho Patrus, e de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; a secretária de Cultura, Eliane Parreiras; o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, Marcos Paulo de Souza Miranda; o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais do Rio de Janeiro, Sávio Luis Ferreira Neves; o presidente da Associação do Circuito Ferroviário Vale Verde, César Mori Junior; e o gestor de Contrato da Bom Sinal Industrial e Comercial Ltda. de Fortaleza, Francisco Sávio Maurício Araújo.