segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Maior prêmio de Educação do Brasil consagra professora da PBH




Que toquem os tambores e abram-se as cortinas, o circo chegou na Escola Municipal José de Calasanz, na região Nordeste da capital, e quem comanda o espetáculo é a professora Fernanda Pedrosa de Paula. Dando asas aos desejos e fantasias dos alunos e visando reunir atividade física e lazer, a educadora desenvolveu na instituição o projeto “Respeitável Público: um circo da escola!”, no qual os estudantes são os protagonistas das apresentações. Pela iniciativa, a professora foi agraciada com o prêmio da Fundação Victor Civita “Professor Nota 10”, cuja proposta é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de boa qualidade.

Fernanda comemora a conquista do maior prêmio em Educação do Brasil. “É grande a minha satisfação por considerar que um prêmio com tal relevância nacional vem coroar todo um trabalho que não se restringe a apenas o projeto apresentado, mas a uma busca cotidiana pela melhoria do processo de ensino e pela valorização da educação física como área de grande importância para o desenvolvimento dos alunos dentro do contexto escolar”, contou.

Graduada em Educação Física, Fernanda desenvolveu um trabalho com seis turmas, totalizando 130 estudantes do 2° ciclo do turno da tarde, com idade entre 9 e 11 anos. Por meio da prática de educação física pautada na cultura corporal de movimento, a proposta tinha como objetivo a aquisição de conhecimentos sobre o universo circense com ênfase no desenvolvimento de posturas de cooperação e respeito à diversidade, além da inclusão de alunos com deficiência. Para a educadora, o circo faz parte das lembranças e da imaginação das pessoas, em especial das crianças. “Suas relevantes modalidades fazem parte do acervo cultural da humanidade, sendo inesgotável fonte de inspiração”, reiterou.

Iniciativa

Fernanda atua como professora há oito anos e se diz realizada por proporcionar aos alunos o acesso a uma prática de educação física com qualidade, privilegiando a inclusão, a diversidade, o desenvolvimento de potencialidades e a aquisição de conhecimentos. O projeto “Respeitável público: um circo da escola!” foi executado entre março e junho deste ano, a partir da necessidade de romper com práticas de ensino tradicionalmente incorporadas e restritas a um modelo esportivo. “Durante este período, eu e os alunos conseguimos conhecer e aprender técnicas simples de movimentos relacionados a acrobacias, equilíbrios e malabarismos, observando normas básicas de segurança individual e de grupo”, contou.

Premiação

Ao longo das 14 edições já realizadas, o prêmio Victor Civita recebeu mais de 40 mil projetos. Neste ano, cerca de 3 mil professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares de todos os estados brasileiros inscreveram seus trabalhos para concorrer ao prêmio. No período de dois meses, 11 selecionadores avaliaram cada projeto até preparar a lista dos 11 vencedores. A gratificação inclui uma quantia em dinheiro, a publicação do projeto vencedor na revista Nova Escola, um troféu e uma viagem para São Paulo.

Durante a cerimônia de premiação, a ser realizada no mês de outubro em São Paulo, um júri composto por profissionais ligados à educação indicará o Educador do Ano de 2011 entre os 11 premiados, que, além do título, terá direito a um curso de pós-graduação em instituição de sua escolha.

A Fundação Victor Civita é uma entidade sem fins lucrativos criada em setembro de 1985 com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, produzindo publicações, sites, materiais pedagógicos, pesquisas e projetos que auxiliem na capacitação dos professores, gestores e demais responsáveis pelo processo educacional.

Pedagoga premiada em 2010

No ano passado, outra professora da Rede Municipal de Ensino da capital mineira foi vencedora no prêmio. A educadora infantil Sílvia Ulisses de Jesus, da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Pedreira Prado Lopes, que fica na região Noroeste, se sobressaiu entre os 3.400 inscritos em dois prêmios da Fundação Victor Civita. Ela foi agraciada com os prêmios “Professor Nota 10” e “Educador do Ano”. Com o projeto “Creche: espaço de aprendizagem”, Sílvia desenvolveu um trabalho com 11 crianças entre quatro e 18 meses de idade para que tivessem contato com a linguagem artística. Para auxiliar os bebês a se conhecer e a explorar o mundo, ela planejou um conjunto completo de atividades, como desenho, pintura e interação com o espelho.