sexta-feira, 26 de agosto de 2011

IBGE aponta Minas com a menor taxa de desocupação no mes de julho desde 2002

PDFImprimirEmail
BELO HORIZONTE (25/08/11) - A Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (25), aponta a menor taxa de desocupação no mês de julho para a Região Metropolitana de Belo Horizonte desde 2002. Neste período, a RMBH apresentou taxa de desocupação de 4,7%. Em âmbito nacional, a taxa foi de 6%.
Com relação à remuneração, o rendimento médio real habitual da população da RMBH, no mês de julho, foi estimado em R$ 1.556,80, o que demonstra crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2010. A pesquisa aponta ainda que, dentre o total de ocupados na RMBH, 16,5% são trabalhadores que atuam por conta própria, 77,7% são empregados e 5,6% são empregadores, dado que se destacou na pesquisa por apresentar crescimento de 6,2% em relação ao mês anterior, quando a taxa de empregadores era de 5,1%.
O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, destacou o bom desempenho da RMBH e comentou o crescimento da taxa de empregadores. “Mais uma vez Minas Gerais se destaca no cenário nacional, mantendo o índice de desocupação menor que o do Brasil. Vale destacar também o aumento das pessoas que têm seu próprio negócio. Isso reflete os bons resultados das políticas estaduais de apoio ao microempreendedor, que estão sendo elaboradas para dar novas oportunidades ao cidadão mineiro”, ressalta.