sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Festival Mundial de Circo promete deixar BH de pernas para o ar!

Publicado em 25/08/2011 17:52:48

Respeitável público, a magia do circo invade Belo Horizonte até o dia 4 de setembro. É a 11ª edição do Festival Mundial de Circo (FMC), o maior e mais importante evento do gênero no país, que tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte. Na Fundação Nacional de Artes (Funarte), que fica na Casa do Conde, na Praça da Estação, será montada a Cidade do Circo, com direito a uma lona com capacidade para 450 pessoas, que receberá espetáculos do Brasil e do exterior, além de oficinas, mostra de filmes, debates e performances.

Entre os grupos nacionais que se apresentam, a companhia La Mínima, de São Paulo, traz seu novo espetáculo Rádio Variété, com supervisão geral de Antônio Nóbrega, e A Noite dos Palhaços Mudos. De Belo Horizonte, o Grupo Maria Cutia, com sua famosa banda Maracutaia, apresenta o Concerto em Ré, e os Doutores da Alegria promovem O Menor Festival Mineiro de Palhaços do Mundo. Entre as atrações estrangeiras, estão os grupos Les Colporteurs (França), um dos melhores do mundo na técnica de fios, Acrobat (Austrália), famoso por sua mistura de técnicas acrobáticas, e Cia La Tal e Leandre (França/Espanha), que reúne um trio de palhaços, com destaque para o espanhol Leandre Ribera, mímico, ator, criador e diretor.

Nesses 11 anos, o Festival passou por importantes transformações. “Talvez porque somos influenciados pelo próprio fazer circense, que instiga a superação de limites e a vontade de enfrentar novos desafios”, explica a coordenadora do festival, Fernanda Vidigal. Para ela, a grande inovação dessa edição é a volta da Cidade do Circo, realizada em 2001. “Ao armar a lona em uma área central da cidade, o evento aproxima o público e estimula o compartilhamento de ideias e fazeres. Além disso, a lona carrega uma importância histórica e simbólica que propicia a inovação e a descoberta de talentos”, afirmou Fernanda.

Informações sobre o preço dos ingressos e a programação completa do festival podem ser conferidas no site www.festivalmundialdecirco.com.br.

História

Em onze anos de atuação, o Festival Mundial de Circo já reuniu artistas de 29 países, contou com a participação de 259 grupos convidados que realizaram 445 apresentações. Percorreu, ainda, 14 cidades do interior de Minas Gerais. Até a décima edição, o festival levou a maravilha do circo a cerca de 600 mil pessoas. A importância do festival foi reconhecida na premiação “Gentileza Urbana”, concedida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/MG).

Programação

Espetáculos
• De sexta-feira, dia 26, a domingo, dia 28 - “Le fil sous la Neige” da Cia Les Colporteurs (França). Sexta às 21h, sábado às 20h e domingo às 19h30. Local: Lona na Cidade do Circo
• De 2 a 4 de setembro - “A Noite dos Palhaços Mudos” da La Mínima (SP). Dias 2 e 3 às 21h, e dia 4 às 18h e às 20h. Local: Galpão Cine Horto
• Dias 3 e 4 de setembro - “Propaganda” da Cia Acrobat (Austrália). Não recomendado para menores de 16 anos. Dia 3 às 21h e dia 4 às 20h. Local: Lona na Cidade do Circo
• Dias 3 e 4 - “Démodés” da Cia La Tal e Leandre (Espanha). Dia 3 às 16h30 e dia 4 às 16h. Local: Cidade do Circo

Mostras

• Mostra Competitiva de Malabares - Dia 31 de agosto, às 20h. Local: Lona na Cidade do Circo. Classificação livre.
• Mostra de Números Circenses – Dia 2 de setembro, às 20h. O Menor Festival Mineiro de Palhaços do Mundo. Local: Cidade do Circo. Classificação livre.
• Mostra de Filmes - Sobre a Lona: Sábado, dia 27, e domingo, às 18h30 e dia 4 de setembro, às 18h. Outros filmes serão exibidos todos os dias durante a programação.
Local : Espaço Petrobras na Cidade do Circo

Locais de apresentação

• Cidade do Circo - Funarte (rua Januária, 68, bairro Floresta)
• Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613, bairro Horto)