sábado, 27 de agosto de 2011

Governo de Minas amplia no interior capacitação de jovens para a Web 2.0

PDFImprimirEmail
Divulgação/Sectes MG
Secretário Narcio Rodrigues certifica jovem em Pirapora
Secretário Narcio Rodrigues certifica jovem em Pirapora
BELO HORIZONTE (26/08/11) - Nesta semana, o programa Teia – Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo Aplicados chegou às cidades de Pirapora e Buritizeiro, no Norte de Minas, onde 300 jovens receberam seus certificados da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).
A capacitação ensina a utilização das novas ferramentas e aplicativos tecnológicos da internet, enfocando a necessidade de inovar e de despertar o lado empreendedor das pessoas. Ao final do curso, os novos agentes Teia conseguem enxergar possibilidades de novos negócios utilizando as redes sociais.
A entrega de certificados a jovens de Pirapora e Buritizeiro contou com as presenças do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues; da superintendente de Inovação Ambiental, Dea Fonseca; prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios da região; e autoridades e empresários de diversos segmentos.
De acordo com Narcio Rodrigues, o governo mineiro quer ampliar ainda mais o trabalho de formação da cidadania. Ele ressaltou que o lado humano faz toda a diferença. “Só vamos construir uma sociedade melhor se usarmos a tecnologia para o bem, com ética e respeito a cada cidadão”, disse.
O Teia MG é uma rede de prestadores de serviços e de conhecimento que, usando ferramentas e aplicativos da Web 2.0, auxilia empresas, escolas, associações, sindicatos, departamentos governamentais e todos os participantes das comunidades locais a trabalhar seus projetos na internet. O Teia tem o objetivo de promover a inovação nos processos econômicos, políticos e sociais.
A rede nasceu em Minas Gerais e seu foco inicial são os municípios do estado. Porém, ela está aberta a todo o Brasil. Trabalhando no compartilhamento de conhecimento e melhores práticas, oferece serviços que antes só estavam disponíveis para grandes empresas.
Dia Teia
Com a participação de todos os agentes Teia dos polos de inovação, as cidades têm o seu dia de mobilização, palestra e curso prático Teia. A visita dos agentes possibilita o interesse da comunidade na rede Teia. Ao final do trabalho, ocorre o cadastramento de centenas de novos agentes capacitados, que continuarão sua formação e o fortalecimento da rede localmente. Antes de Pirapora e Buritizeiro, o Dia Teia já havia sido realizado nos municípios de Salinas e Teófilo Otoni. O próximo deverá ser realizado em Araçuaí.