terça-feira, 2 de agosto de 2011

Conferência Estadual do Idoso é antecipada para os dias 22 e 23/8


Por motivos técnicos, foi antecipada para os dias 22 e 23 de agosto a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, inicialmente prevista para os dias 29 e 30. O evento será realizado no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, tendo como tema "O compromisso de todos por um envelhecimento digno". Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a conferência conta com a parceria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do Conselho Estadual do Idoso (CEI), de Conselhos Municipais do Idoso, do Sesc MG, entre outras entidades.



Na tarde desta segunda-feira (1o/8/11), representantes do grupo organizador participaram de mais uma reunião preparatória do evento, na sala de reuniões da Gerência de Projetos Institucionais (GPI) da Assembleia, no 18o andar do Edifício Tiradentes. O grupo discutiu detalhes técnicos, como formação de grupos de trabalho, confirmação de expositores e infraestrutura. Na ocasião, eles também tomaram conhecimento de que professores e alunos do curso de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) vão colaborar na sistematização dos trabalhos de relatoria.



Eixos temáticos - Precedida de diversas conferências regionais, a conferência estadual reunirá propostas e sugestões a serem encaminhadas à III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, marcada para os dias 23 a 25 de novembro, em Brasília. Os eventos serão fundamentados em cinco eixos temáticos: 1) Envelhecimento e política de estado: pactuar caminhos intersetoriais; 2) Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação de seus direitos; 3) Fortalecimento e integração dos conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos; 4) Diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados, Distrito Federal e municípios: conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar; 5) Avaliação do impacto das últimas Conferências Nacional e Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.



O evento tem como um dos objetivos a discussão do temário proposto pelo Conselho Nacional, promovendo ampla reflexão e definindo as propostas a serem encaminhadas à III Conferência Nacional. Além disso, propõe-se também a discutir outros temas de interesse da pessoa idosa, subsidiando o Governo do Estado e o Conselho Estadual do Idoso na adoção de políticas públicas específicas para esse segmento da população. Durante o evento regional, também será realizada a eleição de delegados que participarão da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.



Presenças - A representante da ALMG na conferência estadual é a deputada Rosângela Reis (PV), presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Na reunião desta segunda-feira (1o), a ALMG esteve representada pela servidora Cláudia Moll, do gabinete da deputada Rosângela Reis, e por servidores da GPI e da Consultoria. Também participaram o presidente do CEI, Felipe Willer; a representante do Conselho Nacional do Idoso e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sandra Mallet; a diretora de Interiorização, Promoção e Educação e de Direitos Humanos da Sedese, Maressa da Silva Miranda; o representante da Subsecretaria de Estado de Direitos Humanos, Evanézio Miranda; a representante do Sesc-MG, Jane Pascoal; o representante do Conselho Municipal do Idoso de Santa Luzia, Jaime Justo de Souza; e a representante do Conselho Municipal do Idoso de Contagem, Vânia Conceição Ferreira.