quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BH ganha manual que regulamenta tratamento de resíduos de saúde



Belo Horizonte sai na frente no cumprimento de mais um importante item definido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, o estabelecimento de regras para uma gestão adequada dos Resíduos dos Serviços de Saúde.



Nesta quarta-feira, dia 17, às 19h30, durante a abertura do I Seminário de Resíduos de Serviços de Saúde e V Ciclo de Palestras, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), será lançado o “Manual de Regulamento Orientador para a Construção dos Indicadores de Monitoramento, Avaliação e Controle” dos Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS).



O trabalho foi elaborado pela Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (Copagress), comissão vinculada à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que é composta por representantes de vários órgãos de saúde, saneamento, meio ambiente, pesquisa, além de conselhos profissionais.



O objetivo do manual é definir critérios para o monitoramento, avaliação e controle dos PGRSS e, consequentemente, alcançar o gerenciamento adequado de todo resíduo gerado nas atividades médico-assistenciais, hospitalares e similares e nas atividades inerentes ao ensino e à pesquisa na área de saúde humana ou da veterinária.



Segundo a presidente da Copagress, Maeli Estrela Borges, a preocupação com os riscos que a falta de tratamento adequado oferece ao ambiente, à população e a saúde dos trabalhadores que lidam diretamente com ele, estimulou a adoção de importantes medidas de regulação em Belo Horizonte.



“O trabalho começou em 1997 com um diagnóstico feito pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e seguiu com a criação da COPAGRESS, a confecção do Manual para Elaboração dos Planos (PGRSS), a apresentação, aprovação e implantação de PGRSS, e a implantação da coleta diferenciada de resíduo comum. Agora a Prefeitura dá mais um importante passo com a aprovação do Manual que regulamenta a construção de indicadores da implantação de PGRSS”, explica.



Evento discute gestão de resíduos de serviços de saúde



O I Seminário de Resíduos de Serviços de Saúde e V Ciclo de Palestras é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG) e pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em parceria com a Copagress, nos dias 17 e 18 de agosto.



O objetivo do evento é discutir a gestão dos resíduos de serviços de saúde, considerando a aplicabilidade da legislação vigente, os modelos de gestão e as tecnologias disponíveis para o gerenciamento adequado desses resíduos.



O público alvo é formado por profissionais que atuam em diferentes órgãos de saúde pública e privada, saneamento, meio ambiente, pesquisa e conselhos profissionais envolvidos na gestão dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) gerado nas atividades médico-assistenciais, hospitalares, indústria, ensino e pesquisa na área de saúde humana ou da veterinária.





| Voltar