Belo Horizonte sai na frente no cumprimento de mais um importante item definido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, o estabelecimento de regras para uma gestão adequada dos Resíduos dos Serviços de Saúde.
Nesta quarta-feira, dia 17, às 19h30, durante a abertura do I Seminário de Resíduos de Serviços de Saúde e V Ciclo de Palestras, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), será lançado o “Manual de Regulamento Orientador para a Construção dos Indicadores de Monitoramento, Avaliação e Controle” dos Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS).
O trabalho foi elaborado pela Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (Copagress), comissão vinculada à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que é composta por representantes de vários órgãos de saúde, saneamento, meio ambiente, pesquisa, além de conselhos profissionais.
O objetivo do manual é definir critérios para o monitoramento, avaliação e controle dos PGRSS e, consequentemente, alcançar o gerenciamento adequado de todo resíduo gerado nas atividades médico-assistenciais, hospitalares e similares e nas atividades inerentes ao ensino e à pesquisa na área de saúde humana ou da veterinária.
Segundo a presidente da Copagress, Maeli Estrela Borges, a preocupação com os riscos que a falta de tratamento adequado oferece ao ambiente, à população e a saúde dos trabalhadores que lidam diretamente com ele, estimulou a adoção de importantes medidas de regulação em Belo Horizonte.
“O trabalho começou em 1997 com um diagnóstico feito pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e seguiu com a criação da COPAGRESS, a confecção do Manual para Elaboração dos Planos (PGRSS), a apresentação, aprovação e implantação de PGRSS, e a implantação da coleta diferenciada de resíduo comum. Agora a Prefeitura dá mais um importante passo com a aprovação do Manual que regulamenta a construção de indicadores da implantação de PGRSS”, explica.
Evento discute gestão de resíduos de serviços de saúde
O I Seminário de Resíduos de Serviços de Saúde e V Ciclo de Palestras é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG) e pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos, em parceria com a Copagress, nos dias 17 e 18 de agosto.
O objetivo do evento é discutir a gestão dos resíduos de serviços de saúde, considerando a aplicabilidade da legislação vigente, os modelos de gestão e as tecnologias disponíveis para o gerenciamento adequado desses resíduos.
O público alvo é formado por profissionais que atuam em diferentes órgãos de saúde pública e privada, saneamento, meio ambiente, pesquisa e conselhos profissionais envolvidos na gestão dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) gerado nas atividades médico-assistenciais, hospitalares, indústria, ensino e pesquisa na área de saúde humana ou da veterinária.
| Voltar