terça-feira, 19 de julho de 2011

Programa Próximo Passo abre portas do mercado de trabalho em BH


 



O programa Próximo Passo já formou 4.200 alunos em Belo Horizonte, abrindo as portas do mercado de trabalho na construção civil e no turismo. Os cursos são gratuitos, têm duração aproximada de dois meses, em um total de 200 horas-aula. Os alunos recebem vale transporte, lanche e todo o material didático. Podem ser inscrever todas as pessoas que pertençam a famílias beneficiárias do Bolsa Família, que tenham mais de 18 anos, e pelo menos até a quarta série do Ensino Fundamental completa. Todo esse trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio da sua secretaria adjunta de Trabalho e Emprego.

Um exemplo de sucesso do programa Próximo Passo é Belarmina Rubis, beneficiária do programa Bolsa Família, 51 anos, casada, mãe de três filhos e natural de Mantena, na região do Vale do Rio Doce. Belarmina mostra com orgulho todas as benfeitorias que realizou em sua casa no último ano. Artesã e cabeleireira, certificada em costura e auxiliar de enfermagem, ela tem os diplomas de pedreiro de alvenaria e gesseiro, conquistados em 2010, por meio do Programa Setorial de Qualificação Profissional (Planseq/Próximo Passo).

Mesmo com tantas qualificações, Belarmina ainda tem o objetivo de participar dos cursos de pedreiro de acabamento e azulejista, o que completaria sua qualificação no ramo da construção civil e aumentaria a qualidade de vida de toda a família. Segundo a beneficiária, assim que fizer os outros dois cursos, ela entregará o cartão de recebimento do benefício.

Superação

Vinda do interior, a família chegou à capital em 2008 em situação difícil, pois o marido João Gomes apresentava problemas mentais e mal de Alzheimer, acrescido de um acidente vascular cerebral (AVC), além de necessitar de cuidados especiais contínuos. Diante da situação, Belarmina viu nos cursos de construção civil do Planseq/Próximo Passo uma oportunidade para auxiliar na renda mensal. Já com os diplomas em mãos, não perdeu tempo e aproveitou o amplo espaço disponível no quintal de sua casa para construir três outros barracões, que hoje, alugados, ajudam a aumentar a renda familiar. A filha do meio fez o curso de auxiliar administrativo no Planseq/Próximo Passo, e hoje faz administração de empresas em uma instituição de ensino superior.

Belarmina faz planos para um futuro próximo, como a construção de uma loja para comércio dos produtos artesanais que confecciona. E, se depender da força de vontade e dedicação que transparece, será um futuro muito vitorioso.