quarta-feira, 13 de julho de 2011

Programa Cuidador de Idosos supera expectativa de atendimento em BH

 



O programa Cuidador de Idosos já atende 400 idosos residentes em Belo Horizonte. Fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMSA) e Assistência Social (SMASS), a proposta inicial era atender 297 idosos. O aumento foi possível graças à ampliação dos horários de atendimento oferecidos.

O idoso é acompanhado por um cuidador social, de segunda a sexta-feira, por tempo indeterminado, de acordo com o seu estado clínico e social. Nesse período, o profissional o auxilia nas mais variadas atividades, como alimentação, banho e recreação.

O programa faz parte de um dos projetos sustentadores da Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a médica geriatra e referência técnica da SMSA, Cristina Sartini, o objetivo é melhorar a qualidade de vida do idoso, evitar e minimizar agravos à sua saúde e evitar o rompimento de vínculos familiares e sociais.

Os critérios utilizados para a seleção dos idosos, a partir de 60 anos, foram clínicos, sociais e de grau de dependência funcional. Eles foram identificados e cadastrados em centros de saúde próximos às áreas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) como semi-dependentes (aqueles que dependem de ajuda para realizar pelo menos três atividades de autocuidado, tais como tomar banho, trocar de roupa e alimentar-se) e dependentes (acamados e/ou restritos aos domicílios).

O trabalho ainda conta com a participação das Equipes de Saúde da Família (ESF) e dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A iniciativa contempla cinco eixos: segurança e acessibilidade, autonomia e participação, auto-estima, promoção da saúde e comunicação e visibilidade. De acordo com Sartini, a idéia é contribuir para a efetivação dos direitos da pessoa idosa, conforme o Estatuto do Idoso.

Confira os programas que são direcionados para a população idosa da capital

Centro Mais Vida

O objetivo do centro é avaliar e atender globalmente os idosos frágeis encaminhados pela rede SUS-BH. O centro é uma parceria entre a SMSA, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hospital das Clínicas (HC). No centro, o idoso passa por uma consulta geriátrica e de enfermagem e, quando é o caso, é encaminhado para uma equipe multidisciplinar. Após a avaliação, os casos mais complexos são encaminhados para o serviço de geriatria do Centro de Referência do Idoso do Hospital das Clínicas e para a Faculdade de Ciências Médicas/ Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Os casos menos complexos retornam aos centros de saúde para o acompanhamento das equipes de referência.

Projeto Qualificação do Idoso

Tem como objetivo aperfeiçoar o serviço oferecido nas unidades de saúde da SMSA aos idosos. Foram capacitados, desde novembro de 2009, 3.841 profissionais. O projeto é fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a SMSA. Os encontros são realizados no Centro de Educação em Saúde. A coordenação é do Centro de Educação em Saúde da SMSA, numa interface com a Gerência de Assistência. Foram abordados desde as rotinas de cuidado até o trabalho com as famílias das pessoas idosas, passando pelos cuidados paliativos e a rede de proteção e serviços destinados a esta população. A segunda etapa do projeto, que começou em novembro de 2010, é realizada nas unidades básicas de saúde, com a multiplicação da qualificação do cuidado nas famílias dos idosos usuários dos centros de saúde. Os profissionais da rede são os responsáveis por repassar a qualificação para os cuidadores familiares. Já passaram 500 pessoas por essas qualificações.

Academias da Cidade

As Academias da Cidade também contam a participação ativa de idosos. Atualmente, estão inscritos 5.400 idosos. A meta é aumentar 30%, a cada ano, no percentual de vagas para idosos no programa, passando de 2.255 atendidos, em 2008, para 6.438, em 2012. O programa conta com infraestrutura adequada para a prática de exercícios físicos em 30 academias espalhadas pelas nove regiões da cidade. Das 30 unidades, 11 funcionam nos turnos da tarde e da noite. Em 2010, dez novas academias foram entregues à população. Até 2012, a meta da SMSA é implantar o programa em 48 unidades. Todas as atividades são monitoradas por profissionais de Educação Física. As aulas seguem um planejamento trimestral e os exercícios são feitos com steps, colchonetes, bastões, bolas, arcos, pesos alternativos (construídos com garrafas pet e areia), caneleiras e cordas.