terça-feira, 26 de julho de 2011

Parada Gay em BH reúne 60 mil pessoas

Cerca de 60 mil pessoas se reuniram na Praça da Estação, em Belo Horizonte, no sábado, dia 23, para participar da 14ª Parada do Orgulho Gay. Em meio a uma grande festa, o dia foi marcado por protesto contra a homofobia. Com o tema “Homofobia Mata e Deve Ser Crime”, o objetivo era chamar a atenção da população para o aumento da violência contra homossexuais. Durante o evento, foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), com apoio das ONGs, cerca de 30 mil camisinhas.

A concentração começou às 11h. A partir das 16h, o presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos), Carlos Magno, chamou ao palco o primeiro casal gay casado no Brasil. O casal de Goiânia é formado pelo jornalista Léo Mendes, de 47 anos, e pelo estudante de jornalismo Odílio Torres, de 21 anos, que protagonizaram um casamento simbólico.

A multidão se dirigiu à avenida Afonso Pena, em direção à rua da Bahia, seguindo dois trios elétricos, com uma bandeira de cinco metros, com as cores do arco-íris. A passeata seguiu até a rua Professor Moraes, onde foi concluída.
Aids em Belo Horizonte

Segundo dados da gerência de epidemiologia da SMSA, desde os primeiros registros da doença em Belo Horizonte, no início da década de 80, até hoje, foram verificados 8.130 casos de Aids na capital. A maioria dos casos é de pessoas que estão na faixa etária entre 20 e 39 anos (60% dos casos). A partir de 2003, houve uma diminuição da incidência anual, com estabilização nos últimos três anos em torno de 450 novos casos por ano.

Na década de 1980, eram registrados 11 casos em homens para cada caso em mulheres. Hoje, a estatística aponta dois casos em homens para cada caso em mulheres. Em 2010, foram registrados 424 novos casos em moradores de Belo Horizonte. Já em 2011, até o mês de julho, foram registrados 155 novos casos.
PBH